Análise: Breloom 7


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Graças ao número bem grande de visitas que tivemos nesse post no blog antigo, resolvemos repostá-lo aqui. Assim uma pessoa que quiser visitar tal análise não precisa sair daqui. ;)

pokemon,breloom,mcdonald,mcdonalds,toxic orb,pocket monster

Vou falar hoje sobre um dos pokemon favoritos dos jogadores da LOP-SP e que já foi responsável por algumas dezenas de vitórias de pessoas como eu ou o líder Gnomo: o cogumelo lutador, Breloom!

Neste post vou revisar os stats e golpes dele e apresentar os movesets mais utilizados na LOP-SP, junto com a razão para serem os mais comuns. Também serão apresentadas dicas de como combiná-lo em seu time e algumas regras que combinam com sua utilização. Algumas dessas sugestões foram dadas por jogadores que conseguiram chegar bem longe em diversos campeonatos utilizando-o.
Preste atenção!

Base Stats

HP: 60
Atk: 130
Def: 80
Sp. Atk: 60
Sp. Def: 60
Spd: 70

Podemos ver claramente que o stat principal do Breloom é seu Atk, podendo atingir 394 com uma nature de +Atk (Adamant, Brave, etc) e 252 EVs. Mais a frente vou explicar porque pensar exclusivamente nisso é um erro, graças à função que ele realiza tão bem: sweeper lento.

Breloom é um pokemon com poucos golpes bons, mas o que ele possui é suficiente para cumprir seu papel. Uma lista razoável seria: Leech Seed, Stun Spore, Mach Punch, Seed Bomb, Focus Punch, Bulk Up, Stone Edge, Swords Dance, Substitute, Thunderpunch, Spore. Os movesets que vou recomendar usam 7 desses 11 golpes – o que mostra que apesar de serem poucos, são bastante usáveis (63% deles). Infelizmente, combinações com Swords Dance, Stun Spore e Bulk Up costumam não serem muito eficientes nele.

Movesets mais comuns

Defensivo

Spore, Substitute, Focus Punch, Leech Seed/Seed Bomb ~ Toxic Orb
Nature: Adamant
Trait: Poison Heal
EVs: 240 HP, 252 Def, 16 Spe

Baseado em manter-se vivo. Com o Atk absurdo que dispõe, mesmo investindo tanto em HP e Def, os Focus Punch machucam quase tudo do metagame. Enquanto isso, ele se torna ótimo para segurar pokemon como Gyarados e Tyranitar, mesmo com 1 Dragon Dance. A Speed é usada para passar Metagross e Skarmory, que as vezes carregam alguns pontos (comumente 8).

Leech Seed é usado para se manter vivo por MUITO tempo, além de ser um ótimo golpe para dar suporte ao resto do time – mas Seed Bomb garante uma arma contra pokemon que podem quebrar seu substitute e atrapalhá-lo. Uma sugestão interessante do Gustavo (que usou Breloom para ganhar duas insígneas seguidas no Ressaca Friends 2010 – veja aqui) é utilizar nature Impish para conseguir aguentar pokemon como Lucario e Machamp.

Ofensivo

Spore, Substitute, Focus Punch, Seed Bomb/Stone Edge/Thunderpunch ~ Toxic Orb
Nature: Adamant
Trait: Poison Heal
EVs: 12 HP, 252 Atk, 244 Spe

Bastante utilizado por seu poder destrutivo absurdo. Vamos dar um exemplo:

Dano contra um Skarmory 252 HP/DEF:
Damage Per Hit: 168 – 198 / 50.3% – 59.3%

Com esse dano, junto de Stealth Rock, é possível derrubar um Skarmory antes dele conseguir usar Whirlwind ou Roar (se receber um Focus Punch na troca), destruindo um dos maiores walls defensivos sem problemas. É o suficiente para derrubar ou enfraquecer bastante quase qualquer coisa.

Como usá-lo no seu time

Um Breloom consegue realizar várias funções em um time ao mesmo tempo. É ótimo para absorver status, já que seus movesets principais se baseiam em ativar Toxic Orb e abusar de Poison Heal, evitando que tome outros status. Também é um bom suporte, graças ao seu Spore, Leech Seed ou Stun Spore. Também serve como “scout” por causa do Substitute, sendo possível utilizá-lo numa troca para ver qual o próximo pokemon do oponente, tomando um golpe dele e enfraquecendo-o. Isso tudo combinado a um Focus Punch extremamente poderoso, capaz de abrir rombos na maioria dos times.

Para aproveitar totalmente um Breloom no seu time, é necessário ter alguns fatores em mente: primeiro, precisa ter cuidado para não enviá-lo na frente de um Thunder Wave, Hypnosis ou Will-o-Wisp, impedindo-o de receber o bônus do Toxic Orb – além de deixá-lo praticamente inutilizado. Segundo, precisa lembrar que um breloom consegue sim levar um time inteiro sozinho, mas ele não ataca (ou ao menos não consegue matar com eficiência) a maioria dos pokemon ghost-type, como Rotom e Dusknoir defensivos e Gengar. Outros pokemon que conseguem se defender do Breloom são Gyarados e Salamence, por possuirem Intimidate e serem flying-type, o que os protege de Focus Punch. É preciso ter maneiras inteligentes de eliminar essas ameaças antes de pensar em colocar o Breloom em campo para vencer.

Alguns pokemon que funcionam muito bem junto de Breloom são Tyranitar e Scizor, porque conseguem eliminar vários ghost-type usando Pursuit. Além disso, Scizor o ajuda procurando brechas no time adversário com U-Turn, permitindo uma entrada segura.

Uso em várias regras

Monotype

Breloom é um dos representantes mais fortes tanto dos tipos grass como dos fighting. Por essa razão, é quase sempre escolhido por aqueles que montam um time baseado nesses tipos – lembrando que o líder Gnomo já venceu torneios usando um time monotype fighting.

Sleep clause OFF

Além de Smeargle, é o único usuário confiável do golpe Spore – que induz o status SLEEP com 100% de chance de acerto – o que o transforma em um dos pokemon mais usados nessa regra.

Max speed = 200

Uma regra um tanto esquisita, mas que permite descobrirmos surpresas interessantes. Nela, pokemon lerdos como Breloom realizam speed tie com monstros como Garchomp (com seus base speed de 102) e outros, tendo a chance de soltar um Spore decisivo. Além disso, como a speed é limitada, podemos utilizar os pontos restantes de EV para aumentar sua Def ou HP, criando um moveset entre o defensivo e o ofensivo.

Conclusão

Breloom é um ótimo exemplo de pokemon com pouca variedade de golpes e com status que, exceto pelo Atk, não se destacam, mas que é incrivelmente útil em diversas situações, tanto ofensiva quanto defensivamente. Versátil, pode tirar um oponente da batalha pondo-o para dormir e ajudando um membro do time a recuperar HP com Leech Seed, para ao final da batalha se colocar atrás de um Substitute e começar a varrer o que restou do oponente. Sempre prepare uma estratégia para segurá-lo!

E agora, um vídeo mostrando um Breloom virando a luta sozinho, cortesia do Gustavo e do Ben Trainer:

Agradecimentos

Smogon University, pelos base stats e pela imagem usada neste post.
A todos os jogadores que já sofreram ou fizeram alguém sofrer por causa do Breloom.

Comentários são muito bem-vindos! :)

Gostaria de se tornar um redator da LOP-SP e escrever sobre Pokémon? Cadastre-se neste formulário!


Sobre Carlos Agarie

Joga Pokémon há quase 18 anos, além de Shin Megami Tensei, Final Fantasy e StarCraft. É o Organizador Principal da Liga Pokémon de SP e um dos Tournament Organizers nos eventos oficiais.


Deixe uma resposta

7 pensamentos em “Análise: Breloom

    • Carlos Dog Autor do post

      Kamos, é só mandar por e-mail para nós através do contato@lop-sp.com.br. Envie como um .doc ou .txt, colocando a URL de cada imagem que quiser usar.

      Evite textos grandes demais e cheque por erros antes de me enviar, to sem tempo de corrigir análises decentemente.

  • Nephand

    Bem, o Breloom é com certeza um pokémon muuuito chato e um dos meus preferidos.
    Considerações: O primeiro Moveset está muito bom, aguenta muito bem pokémons muito usados como Tyranitar e Gyarados (esse ultimo se não tiver IceFang, o que é comum. O segundo moveset está perfeito (apesar de ele ter GRANDES problemas ccom Dragonite, Gengars e Crobat caso deixe Seed Bomb e FocusPunch. Na verdade a base de atak do Breloom é de 130 e não 140 como foi postado.

  • luiz jesus

    Beleza dog e cia breve eu vou tentar fazer uma analise da kingdra e vou ti mandar pra vc revisar e postar no blog e no site.Brellom e muito bom me salvou no ultimo gym .FUIIIIII

  • Carlos Dog Autor do post

    Edu, não precisa se cadastrar em nada. Mande um e-mail para lop-sp@hotmail.com pedindo para receber informações dos torneios que enviaremos todo mês as novidades.

    Para jogar com o pessoal da Liga Pokémon, é só aparecer nos torneios – que avisamos com antecedência por este site!