Análise: Time do Dih 6


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Este é o time que o jogador Dih utilizou para ganhar o torneio dos campeões do mês passado contra o Gustavo, recebendo como prêmio a fita Pokémon Black. Dêem uma olhada no time, comentem, etc.

Acham que devemos começar a postar o time dos vencedores em todos os torneios? :) Lembrando que esse post concederá pontuação ao ranking para o Dih!

Jirachi @ Choice Scarf
Trait: Serene Grace
EVs: 80 HP / 252 Atk / 176 Spd
Jolly Nature (+Spd, -SAtk)
– U-turn
– Iron Head
– Fire Punch
– Ice Punch

Lead do time com uma grande variedade de moves para poder bater no que precisar. Scarf deixa ele mais rápido que a maioria dos lead do metagame. U-turn para sair de campo, dar dano residual no adversário e ganhar vantagem estratégica. Iron Head tem STAB e com a trait ajuda a flinchar até a morte; Ice e Fire punch pela variedade dos moves, além de poderem causar efeitos secundários mais facilmente graças ao Serene Grace.

Garchomp @ BrightPowder
Trait: Sand Veil
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Jolly Nature (+Spd, -SAtk)
– Substitute
– Swords Dance
– Outrage
– Earthquake

Esse pokémon precisa de uma abertura na estratégia do oponente para entrar. Seguindo isso, o estrago causado é enorme. O HP foi calculado para permitir o uso de Substitute até o Garchomp ficar com 1 de HP, permitindo o abuso da trait dele para ganhar a oportunidade de dar Swords Dance protegido atrás do substituto. Earthquake junto de Outrage é mais que o suficiente para acertar (quase) todos os principais pokémon utilizados na LOP-SP.

Zapdos @ Leftovers
Trait: Pressure
EVs: 248 HP / 224 Def / 36 Spd
Bold Nature (+Def, -Atk)
– Thunderbolt
– Hidden Power [Ice]
– Heat Wave
– Roost

Um dos meus bichos favoritos. Com defesa e HP bem grandes, esse Zapdos é uma fortaleza. Thunderbolt e Hidden Power [Ice] cobrem uma grande quantidade de pokémon, inclusive o famigerado Garchomp. Heat Wave serve para Metagross e Scizor, dois pokémon que costumam atrapalhar o time – mas que o Zapdos pode facilmente entrar na frente. Para finalizar, Roost prolonga a sobrevivência.

Tyranitar @ Leftovers
Trait: Sand Stream
EVs: 240 HP / 8 Atk / 56 Def / 176 SDef / 28 Spd
Brave Nature (+Atk, -Spd)
– Substitute
– Fire Blast
– Focus Punch
– Crunch

Peça chave neste time, o Tyranitar chama a Sandstorm e é responsável, muitas vezes, por quebrar o combo Skarmbliss (Skarmory + Blissey). Jogue Tyranitar em campo esperando a troca do adversário, e você aproveita o momento para ativar o substituto. Isso dá a chance de se usar Fire Blast contra os pokémon steel-type, muito comuns, ou os golpes físicos. Focus Punch abre caminho em vários times, caçando Blisseys e dando dano considerável em vários dos pokémon defensivos utilizados. Crunch com STAB finaliza o moveset, sendo a principal arma contra Rotom, uma praga bastante comum hoje em dia.

Breloom @ Toxic Orb
Trait: Poison Heal
EVs: 236 HP / 252 Atk / 20 Spd
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
– Spore
– Mach Punch
– Seed Bomb
– Substitute

Breloom é um bicho bem conhecido no metagame. Esse tem bastante effort points no HP pra fazer com que o substitute dure mais, permitindo controlar a luta. Spore para colocar o adversário pra dormir e logo em seguida garantir o Substitute, Seed Bomb pra bater com STAB e pra levar alguns bichos chatos como Swampert, Mach Punch serve para surpreender o adversário enquanto ele espera que você use Substitute e logo em seguida dê Focus Punch. Além disso, há a vantagem de poder contar com esse Priority Move para matar pokémon enfraquecidos.

Rotom W @ Leftovers
Trait: Levitate
EVs: 252 HP / 168 Def / 88 Spe
Bold Nature (+Def, -Atk)
– Will-O-Wisp
– Thunderbolt
– Shadow Ball
– Hydro Pump

Esse bicho já me garantiu muitas vitórias. São poucos os bicho que vão conseguir derrubá-lo ou ainda levá-lo em uma só. Thunderbolt e Shadow Ball pra bater de STAB e pegar tanto bichos psyquicos, gosth e ainda bichos aquáticos. Hydro Pump pra pegar bichos do tipo fogo ou ainda ground, além de ajudar a levar Tyranitar que é um dos maiores predadores deste bicho. A trait levitate garante imunidade contra move ground e o tipo gosth imunidade a figth move assim também dando um pouco mais de segurança ao Tyranitar se for necessário tira o Tyranitar da arena. Sinta-se muito feliz se você conseguir derrubá-lo.

Abaixo, temos o vídeo da partida onde o Dih venceu o Gustavo utilizando esse time, de quebra ganhando uma Pokémon Black!

Gostaria de se tornar um redator da LOP-SP e escrever sobre Pokémon? Cadastre-se neste formulário!


Sobre Carlos Agarie

Joga Pokémon há quase 18 anos, além de Shin Megami Tensei, Final Fantasy e StarCraft. É o Organizador Principal da Liga Pokémon de SP e um dos Tournament Organizers nos eventos oficiais.


Deixe uma resposta

6 pensamentos em “Análise: Time do Dih

  • D'Frost

    Pode parecer uma duvida meio besta mas quando voces colocam assim ” Thunderbolt e Shadow Ball pra bater de STAB” o que significa STAB? No mais o site a muito bom to a horas aki lendo todas as materias, parabens pelo site!!

    • Dog Autor do post

      “STAB” vem do inglês “Same Type Attack Bonus”, ou bônus por ataque do mesmo tipo. Se o seu pokémon utilizar um golpe do mesmo tipo dele, por exemplo o Gengar (ghost / poison) usar Shadow Ball (ghost), o poder do golpe fica 50% maior.

      Nesse caso, Shadow Ball tem 80 de base power e fica com 80 * 1.5 = 120.

      Obrigado pelos elogios! \o/

  • Tay

    Time legal, boa analise!

    Agora, demorou pra LOP-SP proibir pokemons ditos “lendários” de qualquer competição, mesmo contra líderes. É muito difícil ver pokemons como o Zapdos do Dih e acreditar que ele capturou na raça um bicho como esse, com as IVs competitivas e perfeitas pra HP Ice e natureza certinha. Não estou desmerecendo o jogador, pelo contrário, o merito por ter bestas como esse Zapdos e o Jirachi são inegaveis. Mas eu acho um descrédito tanto a ele quanto a liga, os murmurinhos de hack que sem duvida são e serão ouvidos por causa de tais pokemons.

    tl;dr : Se o pokemon não é breedavel, não deveria ter vez nesse tipo de competição.

  • dih

    lolPokem
    Meu lindo time que me rendeu o pokemon black….XD
    pena que o dog nao colocou as imagens…..XD
    mas valeu….
    Gogogo LOP-SP