Análise: Garchomp 4


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Pokemon Garchomp diamond pearl platinum heart gold soul silverstyle=

Um dos melhores pokemon da 4ª geração, Garchomp é aquele bicho que pode destruir o time adversário sozinho. Tanto por causa de sua ability Sand Veil quanto usando o item Choice Scarf, ele merece ser temido. Mostrarei os dois movesets neste post.

Base Stats

HP: 108
Atk: 130
Def: 95
Sp. Atk: 80
Sp. Def: 85
Spd: 102

Movesets mais comuns

“Se me errar, good game”

Earthquake, Outrage/Dragon Claw, Swords Dance, Substitute
Brightpowder
Nature: Jolly
Trait: Sand Veil
EVs: 4 HP, 252 Atk, 252 Spe

Esse moveset é voltado para times 6×6, primeiro pela necessidade de Sandstorm (conseguida usando-se um pokemon com a trait Sand Stream), segundo por precisar de vários pokemon para segurar o jogo até achar a hora correta de mandá-lo. Geralmente, se a estratégia for bem planejada, o Garchomp entra e ganha.

Com Sand Veil e Brightpowder, temos boas chances de esquivar do oponente. Com um pouco de sorte, é possível carregar um ou dois Swords Dance atrás de um Substitute – mais que o suficiente para abrir buracos no time adversário e possivelmente ganhar a partida.

“Quem corre mais, apanha menos”

Earthquake, Outrage / Dragon Claw, Stone Edge, Fire Fang ~ Choice
Scarf
Nature: Jolly
Trait: Sand Veil
EVs: 4 HP, 252 Atk, 252 Spe

Bastante conhecido como o “moveset revenge killer do chomp”, é o mais famoso e largamente utilizado desse bicho. Tanto em 3×3 como em 6×6, é devastador.

A forma de usar é bem simples: ao morrer um pokemon do seu time, mande-o. Com Choice Scarf e Jolly nature, sua Speed chega a 499 – mais que o suficiente para ultrapassar quase todos os pokemon por aí. Some a isso golpes versáteis e um Attack gigantesco e poderá derrubar vários inimigos. O único problema é precisar prever o adversário constantemente, já que o item o impede de trocar de golpe: um movimento errado e você será obrigado a trocar, dando a vantagem pro oponente.

Earthquake é um golpe básico, pois tem 150 de base power junto de STAB. Stone Edge e Fire Fang estão aí para cobrir fraquezas e aumentar a lista de pokemon que o Garchomp consegue atacar efetivamente – o primeiro pega voadores desavisados, o segundo acaba com metálicos.

Já Outrage é o coup de grâce do moveset: contando a STAB, chega a 180 de base power, um valor astronômico se pensarmos no Attack do Garchomp e na sua Speed com o Choice Scarf. Além disso, lembre-se que é um golpe dragon, ou seja, o único tipo no jogo que resiste são os metálicos – que já apanham de Earthquake ou Fire Fang. O único cuidado é para não ficar preso, o que pode acarretar na morte do pokemon.

Como usá-lo no seu time

A idéia por trás do Garchomp é simples: ele bate muito forte. Use-o junto de pokemon que podem segurar ataques dragon e ice, pois são suas fraquezas – steel-types como Jirachi e Skarmory costumam funcionar bem.

Caso prefira usar o primeiro moveset, lembre-se de colocar Tyranitar no time, visto que Hippowdon é bem inferior de maneira geral. Mas mesmo se não for utilizá-lo, a evasão extra que o Garchomp ganha na Sandstorm é muito útil e pode salvá-lo em várias situações. Claro que isso vai depender do resto do time!

Conclusão

Graças a sua simplicidade de uso, poder absurdo, velocidade gigantesca (sua base SPEED é 2 pontos maior que a de pokemon como Salamence, Zapdos e Flygon) e moveset ótimo, Garchomp se tornou facilmente um dos pokemon mais usados dessa geração. Caso pretenda jogar competitivamente, tenha sempre em mente maneiras de combatê-lo!

Agradecimentos

Esboço inicial feito pelo jogador Diego “Dih”. Revisão feito pelo líder Carlos Dog.

Comentários são muito bem-vindos! :)

Gostaria de se tornar um redator da LOP-SP e escrever sobre Pokémon? Cadastre-se neste formulário!


Sobre Carlos Agarie

Joga Pokémon há quase 18 anos, além de Shin Megami Tensei, Final Fantasy e StarCraft. É o Organizador Principal da Liga Pokémon de SP e um dos Tournament Organizers nos eventos oficiais.


Deixe uma resposta

4 pensamentos em “Análise: Garchomp

  • Carlos Dog Autor do post

    Interessante, Nephand. Seu primeiro moveset é uma variação do 1o enviado pelo Dih, enquanto o seu segundo é realmente diferente. Já usei alguns times com Chomp defensivo e ele é muito bom nesse papel, principalmente fazendo spam de Roar.

    Entretanto, nem todas as regras utilizadas em nossos campeonatos facilitam (ou mesmo permitem) o uso de um time stall, sendo esse um moveset raro. Se ele começar a ser usado, pode ter certeza que irei adicioná-lo aqui.

  • Nephand

    Os dois movesets são bem clássicos. Conheço outros dois movesets de Chomp bem interessantes.
    DoubleTeam, Dig//Earthquake, DragonClaw e SwordDance
    BrightPowder//Leftovers
    Nature: Jolly
    Trait: Sand Veil
    EVs: 4 HP, 252 Atk, 252 Spe
    A idéia é aproveitar a ability SandVeil que com BrightPowder e um Double Team vai fazer o Chomp escapar de aproximadamente 40% dos moves inimigos. Use Dig se optar pelo Leftovers e Earthquake se escolher o BrightPowder. O resto é história.

    O 2º Moveset é mais defensivo.
    DragonTail, Substitute, Dig//Earthquake e DoubleTeam
    Leftovers
    Nature: Impish//Carefull
    Trait: Rough Skin
    EVs: 252 HP, 252 def ou sdef e 4atk
    Na nova geração existem agora as abilitys de DreamWorld, a do Garchomp é a RoughSkin, com ela o inimigo sofre 1/16 do HP sempre q o tocar, somando isso com o poder defensivo do Chomp, que aliás é muito ignorado, ele pode se tornar muito chato. Usado junto a um time Stall q tenha colocado StealthRock, Spikes e ToxicSpikes ele pode ser um pesadelo. DragonTail força o inimigo a trocar de pokemon, como um Roar, mas além disso ele ainda tem a força de 60. Substitute na troca quando o inimigo fica com medo de tomar um hit e doubleTeam faz a Evasive dele subir ainda mais no SandStorm.