Guia de modificadores de stats 1


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Olá, pessoal! Depois de conversar com vários jogadores, tanto ao vivo como no twitter, percebi que a idéia de modificadores de stats não está bem clara. Muita gente não sabe a diferença entre o aumento de Attack de um Swords Dance e o de um Bulk Up.

Isso acaba sendo um problema, pois é difícil basear suas estratégias defensivas e ofensivas sem conseguir ter uma idéia de quão grande ou pequeno são os seus stats e os do oponente. Pensando nisso, eu resolvi escrever um post introdutório no assunto, para você ler e conseguir utilizar esse conhecimento desde já em suas batalhas!

Por que entender esses modificadores?

E antes, o que são eles? Modificadores de stats (stat modifiers) são os valores “escondidos” que controlam como o valor de um stat (Attack, Defense, Speed, Special Attack, Special Defense, Accuracy e Evasion) é alterado quando utilizamos abilities ou golpes que o modificam. Por exemplo, quanto de Atk um Intimidate diminui ou quanto de Sp. Atk um Tail Glow aumenta?

A grande utilidade disso é aumentar a eficiência de um jogador em suas batalhas. Ao saber a quanto de Atk você consegue chegar, é possível usar menos Dragon Dances e partir logo pro ataque, sem perder tempo podendo ser derrubado. É mais fácil ter uma noção de o quão defensivo está seu oponente, pelo mesmo argumento. Junte isso a uma calculadora de dano e sua capacidade de montar times bons será muito ampliada.

-4, +3… O que são esses números?

Não é possível aumentar um stat acima de um certo limite superior ou abaixo de um limite inferior. Por causa disso, costuma-se dizer que os modificadores estão numa escala de -6 até +6, em que cada número representa um aumento (+) ou diminuição (-) do stat. Vamos a um exemplo.

Seu Garchomp possui 359 de Attack. Você usa um Swords Dance. Quanto de Attack ele fica?

A resposta: Swords Dance equivale a um aumento de +2, o que significa multiplicar o stat por 2. Logo, o Attack dele após usar esse golpe é de 2 x 359 = 718.

Isso não significa que se seu pokémon estiver +6, você deve multiplicar o stat correspondente por 6. Confuso? Sim, com certeza – garanto que vários jogadores experientes tiveram problemas com isso durante suas carreiras. Vou organizar em uma tabela a relação entre valores e seus multiplicadores:

Valor / Estágio Stats principais Accuracy Evasion
+6 4 3 0.33
+5 3.5 2.66 0.375
+4 3 2.33 0.428
+3 2.5 2 0.5
+2 2 1.66 0.6
+1 1.5 1.33 0.75
0 3.5 2.66 0.375
-1 0.66 0.75 1.33
-2 0.5 0.6 1.66
-3 0.4 0.5 2
-4 0.33 0.428 2.33
-5 0.285 0.375 2.66
-6 0.25 0.33 3

E o que essa tabela enorme nos diz? A cada estágio que subimos/diminuimos um stat, temos que multiplicá-lo por um fator diferente para descobrir seu valor real, ou seja, o valor que será usado no cálculo de dano.

Agora responda: Como calcular o SpAtk de um Manaphy após ele usar três vezes o golpe Calm Mind, sabendo que seu SpAtk inicial é de 299?

Sabendo que cada Calm Mind equivale a +1 de SpAtk (e +1 de SpDef, que não usaremos aqui), vemos que o Manaphy está com +3 SpAtk. Da tabela, podemos ver que +3 equivale a multiplicar por 2.5, então ele está com 299 x 2.5 = 747.5, que é arredondado para 747 de SpAtk.

Obs.: Não vou entrar em detalhes a respeito disso, mas TODOS os cálculos em pokémon são arredondados para baixo.

Textos no jogo e correspondente modificador

Até agora aprendemos que cada modificador de stat equivale a um valor pela qual multiplicamos o valor original do stat para chegar ao valor final. Muito bem, mas como saber qual é o modificador que cada golpe efetua? Há uma resposta simples: É só ler qual o texto que aparece ao se usar o golpe!

Vou colocar os textos para os modificadores -2, -1, +1, +2 e +3 e darei uma lista (potencialmente incompleta) de golpes que tem esse efeito:

+1 = “POKEMON’s Stat rose!”

Exemplos: Bulk Up, Calm Mind, Defense Curl, Cosmic Power.

+2 = “POKEMON’s Stat sharply rose!

Exemplos: Swords Dance, Nasty Plot, Agility.

+3 = “POKEMON’s Stat rose drastically!”

Exemplo: Tail Glow.

-1 = “POKEMON’s Stat fell!”

Exemplos: Mud-slap, Growl, Curse (diminuição de Speed), Intimidate (ability).

-2 = “POKEMON’s Stat harshly fell!”

Exemplos: Screech, Cotton Spore, efeitos secundários de Draco Meteor, Overheat, Leaf Storm e Psycho Boost.

Referências

Os valores dos multiplicadores colocados na tabela foram retirados da Serebii.net, especificamente no seguinte post. O resto do post foi escrito baseado na minha experiência pessoal como jogador e em várias leituras e discussões em locais como a Smogon (e as falecidas azure heights, #neodome, etc).

Gostaria de se tornar um redator da LOP-SP e escrever sobre Pokémon? Cadastre-se neste formulário!


Sobre Carlos Agarie

Joga Pokémon há quase 18 anos, além de Shin Megami Tensei, Final Fantasy e StarCraft. É o Organizador Principal da Liga Pokémon de SP e um dos Tournament Organizers nos eventos oficiais.


Deixe uma resposta

Um pensamento em “Guia de modificadores de stats