Primeiro torneio federado de Pokémon no Game World 10


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

COPAG e LOP-SP apresentam

1ª torneio federado de Pokémon de Nintendo DS

pokemon pokémon copag tcg lop lop-sp lopsp sp

A COPAG, fabricante nacional das cartas de Pokémon, está nos ajudando difundir o Pokémon em nosso país.

Os torneios de Trading Card Game realizados em parceria com a COPAG valem pontos e vagas para o torneio mundial. O Brasil está muito bem cotado internacionalmente, pois pela primeira vez um representante de nosso pais foi campeão mundial.

A COPAG quer estender este sistema de pontuação dos torneios para os jogos de Nintendo DS. Com uma quantidade expressiva de jogadores poderemos pleitear uma ou mais vagas para o torneio mundial de DS, o Pokémon Video Game Championship. Para tanto, precisamos de uma ajuda muito grande de vocês, jogadores: a primeira etapa destá pontuação será durante o evento Game World somente no sábado dia 31/03.

Sabemos que está em cima da hora, mas quanto maior a quantidade de jogadores mais perto estará nossas vagas para o mundial. Por isso nós da LOP-SP pedimos que todos compareçam ao Game World no dia 31/03. Dependendo da repercussão deste evento, poderemos realizar uma LOP com uma proporção nunca antes vista durante a Anime Friends em julho.

Para que os torneios possam valer pontos, temos que seguir o padrão de regras da Nintendo. Segue abaixo todas as regras.

Dia 31/03 vamos iniciar a melhor transformação que o Pokémon competitivo no Brasil já viu. Nós, organizadores da LOP-SP, contamos com todos vocês e faremos de tudo para que um jogador vá para o mundial representar nosso país.

LOCAL

Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo. SP
Site oficial

INSCRIÇÕES: A partir das 11 horas. O torneio se inicia às 12:30.

DATA: Sábado, 31 de março de 2012.

REGRA ESPECIAL: Double Battle, 4×4 (cada jogador usando 4 pokémon).

Regulamento 2012 Pokémon Video Game Championship

Ultima atualização: 15 de dezembro de 2011

Requisitos para participação

O campeonato de Pokémon para DS de 2012 será jogado exclusivamente usando os cartuchos originais Pokémon Black ou Pokémon White. Jogadores nos eventos brasileiros poderão utilizar somente as versões norte americanas do jogo. Jogadores no campeonato mundial poderão usar apenas cartuchos que são legais em seu mercado nacional.

Os jogadores irão competir em três grupos de idade, baseados em suas datas de nascimento.

  • Júnior: nascidos em 2001 ou depois
  • Sênior: nascidos em 1997, 1998, 1999 ou 2000
  • Masters: nascidos em 1996 ou anteriormente

Caso um deste grupos possua menos de 8 jogadores, estes jogaram em outra categoria.

As batalhas do torneio vão ocorrer via conexão infravermelha. Jogadores deverão providenciar seus próprios Nintendo™ DS e cartuchos Pokémon Black ou Pokémon White e não poderão compartilhar consoles ou cartuchos durante o evento. É altamente recomendado levarem seus carregadores para seus Nintendo DS, uma vez que os organizadores do torneio não terão carregadores para emprestar. Pontos de energia serão providos na área dos jogos.

Como se Registar para o evento

Todos os registros em eventos serão tratados no local e no dia de cada evento. O registro dos jogadores será realizado em ordem de chegada. Os jogadores não estão garantidos com uma vaga de competidor até terem completado seu registro. Cada um é responsável pelo seu lugar na fila.

Os jogadores deverão possuir em Player ID para participar. Se você possui uma conta do Trainer Club, mas não possui um Player ID, você pode obter um entrando em sua conta e visitando o seguinte link:

www.pokemon.com/us/account/upgrade2/

Algumas considerações:

  • Não se esqueça de trazer seu número do Player ID ao evento!
  • Para acelerar o processo de registro, os jogadores devem preparar seus equipamentos e seguir a mesa de registro. (Player ID e equipe pronta).
  • Cada jogador deve inscrever de 4 a 6 Pokémon, deixando-os prontos em seu Battle Box.
  • Confiram sempre a lista de Pokémon restritos, pois o uso de algum deles acarreta em desclassificação.
  • Cada Pokémon pode ser inscrito com somente um item, que não poderá ser trocado após o registro.
  • Dois Pokémon não podem segurar o mesmo item.

Regras de batalha

O regulamento do torneio que os jogadores receberão durante o registro irão enfatizar as seguintes regras:

  • Antes do início da batalha, os Pokémon da equipe de cada jogador serão apresentados brevemente ao seu adversário. Movimentos e itens não serão exibidos;
  • Enquanto visualiza os Pokémon do adversário, cada jogador escolhe quatro Pokémon para usar durante a batalha e envia dois Pokémon de cada vez;
  • Os Pokémon que um jogador seleciona e a ordem dos mesmos continua sendo mantido em segredo até que eles serem revelados durante a batalha;
  • Um limite de tempo de 15 minutos para cada partida será automaticamente aplicado no jogo, começando no início de cada batalha. Se não houve resultado determinado até o final do limite de tempo, os organizadores aplicarão critérios de desempate para determinar um vencedor;
  • No início de cada turno, os jogadores terão um minuto para selecionar os golpes para ambos Pokémon ou trocar seus Pokémon em batalha.

Pokémon Restritos

Os jogadores podem usar Pokémon encontrados na National Dex das versões Pokémon Black e Pokémon White, de número 001 até 646, que são capturados em jogo, transferido de uma versão anterior de Pokémon, ou recebido em um evento oficial de distribuição. Os seguintes Pokémon não são permitidos em um time:

150 – Mewtwo
151 – Mew
249 – Lugia
250 – Ho‐Oh
251 – Celebi
382 – Kyogre
383 – Groudon
384 – Rayquaza
385 – Jirachi
386 – Deoxys
483 – Dialga
484 – Palkia
487 – Giratina
489 – Phione
490 – Manaphy
491 – Darkrai
492 – Shaymin
493 – Arceus
494 – Victini
643 – Reshiram
644 – Zekrom
646 – Kyurem

Um time não pode conter dois Pokémon com o mesmo número da National Dex.

Todo Pokémon que estiver no nível 51 ou acima terá seu nível reduzido para o 50 durante a batalha com os seguintes parâmetros:

  • Cada Pokémon mantém todos os golpes que aprendeu antes de ser auto-nivelado;
  • Pokémon que evolui após o nível 50 não voltará ao estágio anterior quando auto-nivelado;
  • Cada Pokémon no time de um jogador pode portar um itens, porém dois Pokémon não podem segurar o mesmo item;
  • Só poderão ser usados itens adquiridos nos jogos Pokémon Black ou Pokémon White ou recebidos em um Evento Pokémon Oficial;
  • Os jogadores não podem inscrever dois Pokémon com o mesmo apelido;
  • Os jogadores não podem inscrever um Pokémon apelidado com o nome de outro Pokémon (por exemplo, um Raikou apelidado de Zapdos);
  • Os jogadores pegos usando apelidos impróprios/ofensivos em seus Pokémon, caso determinados pela organização do evento, será desclassificado do evento.

Golpes

Os Pokémon só poderão usar golpes que foram aprendidos por um dos seguintes métodos:

  • Por level;
  • Por TM ou HM;
  • Como um egg move, através de cruzamento;
  • Move tutor;
  • Já tendo sido aprendido por um Pokémon que foi recebido em um evento ou promoção oficial;
  • Um golpe já aprendido por um Pokémon que foi transferido de outro jogo Pokémon via PokéTransfer ou o Relocator;
  • Os Pokémon estão proibidos de usar os golpes Sky Drop e Dark Void.

Outras informações

  • O uso de dispositivos externos para alterar os Pokémons no time de um jogador é expressamente proibido;
  • Verificações aleatórias serão realizadas durante todo o torneio para determinar o uso ou não destes dispositivos para modificar o time de um jogador;
  • Os jogadores pegos com Pokémon que tenham sido adulterados será desclassificado do evento, independentemente do fato de o jogador com seu jogo adulterado recebeu um Pokémon ou item que foi violado por outra pessoa;
  • É responsabilidade do jogador ter Pokémons legítimos;
  • Os organizadores do evento têm a determinação final sobre a legalidade de um Pokémon.
  • Um jogador deve notificar a um organizador imediatamente caso ele ou ela acredite que há um problema com um Pokémon do oponente;
  • No final da rodada, todos os resultados dos jogos se tornam definitivos;
  • Questões que forem reportadas até depois do final da rodada não irão alterar o resultado daquela partida, independentemente se há ou não um problema com o Pokémon do oponente;
  • Dos Jogadores e espectadores são esperadas atitudes desportivas adequadas ao longo do evento;
  • Um jogador pode ser desclassificado do evento a partir de ações tomadas por amigos ou parentes que atrapalharem o funcionamento do torneio.

Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas ao nosso email através da página de contato ou por aqui, postando um comentário no site. Sinta-se livre para perguntar através do twitter ou do facebook, mas preferimos que use os comentários. Assim, todos poderão ver as respostas.

Até lá! :)

Gostaria de se tornar um redator da LOP-SP e escrever sobre Pokémon? Cadastre-se neste formulário!


Sobre Carlos Agarie

Joga Pokémon há quase 18 anos, além de Shin Megami Tensei, Final Fantasy e StarCraft. É o Organizador Principal da Liga Pokémon de SP e um dos Tournament Organizers nos eventos oficiais.


Deixe uma resposta

10 pensamentos em “Primeiro torneio federado de Pokémon no Game World

  • Carlos Dog Autor do post

    Não, Braz. Estamos organizando uns eventos por fora, que são para públicos específicos (conto mais em um futuro torneio), mas não são torneios.

    Em maio teremos um campeonato na KyoHQ, dia 12/05, como já disse. :P Deveremos ter outro torneio em uma loja na Vila Madalena, mas postarei mais informações quando confirmarmos.

    • Carlos Dog Autor do post

      Fala Braz! A próxima LOP-SP deve ocorrer dia 12/05, um sábado, na KyoHQ. Mais informações devem ser postadas até o final de semana, estamos decidindo as regras.

      Não usamos muito um fórum específico, mas alguns dos jogadores (Gustavo, Dih, Pedro, Yan) usam a Evo. Acredito que a melhor forma de seu comentário ser visto por quem frequenta sempre nossos torneios é postando aqui e no twitter/facebook. :)

  • Gustavo Braz

    Parabéns para LOP-SP pela organização e torneio realizado. Não gostei do sistema dessa competição, mas adorei conhecer outros gamesplayers do LOP-BR e enfrenta-los. Espero que outros torneios a nível nacional “Brasileirão do pokémon”. Até alguma outra LOP \o/ ABS