Regra: Video Game Championship 2012


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Boa noite!

Eu e o Rafael (@RafaeldeAndrade) estávamos conversando sobre o quanto gostamos das regras da GameWorld, que são as oficiais utilizadas pela Nintendo nos campeonatos pelo mundo, até que percebemos uma coisa: Se conseguirmos a vaga para o mundial, vamos precisar treinar para ele. E qual a melhor forma de treinar do que jogando?

Pensando nisso, resolvemos que em todo evento teremos um torneio com essa regra. Para facilitar a vida de todo mundo, até porque o texto dela é imenso e cheio de detalhes, vou colocar tudo numa página na aba “Regras”, para facilitar o acesso. Abaixo vai o texto com umas correções e adições finais.

Quem traduziu o texto foi o Rafael, eu estou apenas montando o post. Créditos para ele.

Video Game Championship 2012 (VGC ’12)

O regulamento do torneio que os jogadores receberão durante o registro irão enfatizar as seguintes regras:

  • Team Preview: Antes do início da batalha, os Pokémon da equipe de cada jogador serão apresentados brevemente ao seu adversário. Movimentos e itens não serão exibidos;
  • Double Battle: Enquanto visualiza os Pokémon do adversário, cada jogador escolhe quatro Pokémon para usar durante a batalha e envia dois Pokémon de cada vez;
  • Os Pokémon que um jogador seleciona e a ordem dos mesmos continua sendo mantido em segredo até que eles serem revelados durante a batalha;
  • Um limite de tempo de 15 minutos para cada partida será aplicado ao jogo, começando no início de cada batalha. Se não houve resultado determinado até o final do limite de tempo, os organizadores aplicarão critérios de desempate para determinar um vencedor;

Todo jogador deve batalhar na Union Room, com 6 pokémon na equipe obrigatoriamente. Precisa escolher o modo Flat Battle, com Wonder Launcher off e opção Double Battle.

Pokémon Restritos

Os jogadores podem usar Pokémon encontrados na National Dex das versões Pokémon Black e Pokémon White, de número 001 até 646, que são capturados em jogo, transferido de uma versão anterior de Pokémon, ou recebido em um evento oficial de distribuição. Os seguintes Pokémon não são permitidos em um time:

150 – Mewtwo
151 – Mew
249 – Lugia
250 – Ho‐Oh
251 – Celebi
382 – Kyogre
383 – Groudon
384 – Rayquaza
385 – Jirachi
386 – Deoxys
483 – Dialga
484 – Palkia
487 – Giratina
489 – Phione
490 – Manaphy
491 – Darkrai
492 – Shaymin
493 – Arceus
494 – Victini
643 – Reshiram
644 – Zekrom
646 – Kyurem

Um time não pode conter dois Pokémon com o mesmo número da National Dex (Species Clause).

Todo Pokémon que estiver no nível 51 ou acima terá seu nível reduzido para o 50 durante a batalha com os seguintes parâmetros:

  • Cada Pokémon mantém todos os golpes que aprendeu antes de ser auto-nivelado;
  • Pokémon que evolui após o nível 50 não voltará ao estágio anterior quando auto-nivelado;
  • Cada Pokémon no time de um jogador pode portar um itens, porém dois Pokémon não podem segurar o mesmo item;
  • Só poderão ser usados itens adquiridos nos jogos Pokémon Black ou Pokémon White ou recebidos em um Evento Pokémon Oficial;
  • Os jogadores não podem inscrever dois Pokémon com o mesmo apelido;
  • Os jogadores não podem inscrever um Pokémon apelidado com o nome de outro Pokémon (por exemplo, um Raikou apelidado de Zapdos);
  • Os jogadores pegos usando apelidos impróprios/ofensivos em seus Pokémon, caso determinados pela organização do evento, será desclassificado do evento.

Golpes

Os Pokémon só poderão usar golpes que foram aprendidos por um dos seguintes métodos:

  • Por level;
  • Por TM ou HM;
  • Como um egg move, através de cruzamento;
  • Move tutor (temos vários, como os da Battle Frontier da Emerald e os de Draco Meteor em DPPt e BW);
  • Já tendo sido aprendido por um Pokémon que foi recebido em um evento ou promoção oficial ();
  • Um golpe já aprendido por um Pokémon que foi transferido de outro jogo Pokémon via PokéTransfer ou o Relocator;
  • Os Pokémon estão proibidos de usar os golpes Sky Drop e Dark Void.

Outras informações

  • O uso de dispositivos externos para alterar os Pokémons no time de um jogador é expressamente proibido;
  • Verificações aleatórias serão realizadas durante todo o torneio para determinar o uso ou não destes dispositivos para modificar o time de um jogador;
  • Os jogadores pegos com Pokémon que tenham sido adulterados será desclassificado do evento, independentemente do fato de o jogador com seu jogo adulterado recebeu um Pokémon ou item que foi violado por outra pessoa;
  • É responsabilidade do jogador ter Pokémons legítimos;
  • Os organizadores do evento têm a determinação final sobre a legalidade de um Pokémon.
  • Um jogador deve notificar a um organizador imediatamente caso ele ou ela acredite que há um problema com um Pokémon do oponente;
  • No final da rodada, todos os resultados dos jogos se tornam definitivos;
  • Questões que forem reportadas até depois do final da rodada não irão alterar o resultado daquela partida, independentemente se há ou não um problema com o Pokémon do oponente;
  • Dos Jogadores e espectadores são esperadas atitudes desportivas adequadas ao longo do evento;
  • Um jogador pode ser desclassificado do evento a partir de ações tomadas por amigos ou parentes que atrapalharem o funcionamento do torneio.

Se os torneios serão feitos dividindo os jogadores em grupos, por rodadas, etc é algo dependente de cada torneio.

Qualquer dúvida, só mandar um comentário ou perguntar no twitter, facebook ou email!

Gostaria de se tornar um redator da LOP-SP e escrever sobre Pokémon? Cadastre-se neste formulário!


Sobre Carlos Agarie

Joga Pokémon há quase 18 anos, além de Shin Megami Tensei, Final Fantasy e StarCraft. É o Organizador Principal da Liga Pokémon de SP e um dos Tournament Organizers nos eventos oficiais.

Deixe uma resposta