O que é Flat Battle?


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Hoje vou falar sobre o formato Flat Battle, que será usado no nosso torneio VGC na KyoHQ. Podem ter certeza que usaremos este modo de batalha (por causa do VGC) mais vezes, então é uma boa aprender como funciona!

O que é?

Flat Battle é um modo de batalha que pode ser escolhido na Union Room, ao desafiar outro jogador. Ele reforça algumas regras básicas como a Item Clause e a Species Clause, diminui o nível dos pokémon acima do 50 automaticamente e impede que certos pokémon sejam usados. Como veremos, isso torna ele o formato ideal para o VGC.

Primeiro, vamos listar todas as regras desse modo de batalha:

  1. Todos os pokémon de nível maior que 50 terão seus níveis diminuídos para 50 durante a partida. Pokémon abaixo do nível 50 não serão alterados.
  2. Species Clause: Não se pode usar dois pokémon iguais no mesmo time, como dois Dragonites. Também não é possível usar dois Rotom, mesmo com formas diferentes.
  3. Item Clause: Seus pokémon não podem segurar dois itens iguais. Por exemplo, se seu Togekiss estiver com um Choice Scarf, você não poderá ter outro pokémon com Choice Scarf no time.
  4. Você sempre deve entrar com 6 pokémon e escolher o time na hora da luta, mas o número de pokémon usados depende do tipo de batalha:
    • Single Battle – 3 Pokémon
    • Double Battle – 4 Pokémon
    • Triple Battle – 6 Pokémon
    • Rotation Battle – 4 Pokémon
  5. Há alguns pokémon que não podem ser utilizados, como guardiões e alguns lendários. Olhe a lista no nosso post sobre o VGC, em “Pokémon restritos”.

Como podem ver, elas refletem bem o que queremos na VGC. Agora vou explicitar as especificações que você precisa dar atenção ao jogar com a regra VGC.

E as diferenças?

Lembre-se que o uso do Wonder Launcher é proibido. Ou seja, você deve desativá-lo ao desafiar outro jogador ou, caso deixem-no ativo por engano, não podem usá-lo durante a luta. Se alguém desrespeitar essa regra, será desclassificado!

Outro ponto importante é o tipo de batalha que se deve escolher. De acordo com as especificações originais do VGC, vindas direto da Nintendo, as lutas devem ser Double Battle.

Lembre-se que, por ser double battle, você entra apenas com 4 pokémon. Mas há o Team Preview (você e seu oponente podem ver os times um do outro) e seu time possui 6 bichos. Isso é uma oportunidade para escolher quais pokémon usar a partir do que seu adversário possui. Aproveite bem essa chance.

Comentários e referências

O VGC é um formato que eu, pessoalmente, gosto bastante. Uma coisa muito prática da Flat Battle, em torneios, é que ela obriga o jogador a seguir as regras: não é possível realizar um pedido de batalha se seu time estiver com problemas (usando itens iguais, tiver um Mewtwo, etc). Isso evita dores de cabeça e “mutretas”.

Se tiver alguma dúvida sobre a Flat Battle ou o VGC, pergunte aqui. E não se esqueça de participar do nosso campeonato na KyoHQ no próximo dia 12! Até lá!

Além das batalhas que joguei nesse modo, consultei a bulbapedia.

Gostaria de se tornar um redator da LOP-SP e escrever sobre Pokémon? Cadastre-se neste formulário!


Sobre Carlos Agarie

Joga Pokémon há quase 18 anos, além de Shin Megami Tensei, Final Fantasy e StarCraft. É o Organizador Principal da Liga Pokémon de SP e um dos Tournament Organizers nos eventos oficiais.

Deixe uma resposta