Modificações nas regras gerais 17


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Pessoal, modificamos as regras gerais de acordo com o que foi discutido no último torneio na KyoHQ. Basicamente, as therian formes de Tornadus, Thundurus e Landorus são consideradas pokémon lendários e podem ser usadas nas situações e ginásios adequados.

Lembro que se tiverem sugestões de regras específicas (usadas em torneios) ou acharem que algo nas regras gerais deve ser mudado, por favor nos procurem.

Cliquem aqui para ver as regras gerais.

Gostaria de se tornar um redator da LOP-SP e escrever sobre Pokémon? Cadastre-se neste formulário!


Sobre Carlos Agarie

Joga Pokémon há quase 18 anos, além de Shin Megami Tensei, Final Fantasy e StarCraft. É o Organizador Principal da Liga Pokémon de SP e um dos Tournament Organizers nos eventos oficiais.


Deixe uma resposta

17 pensamentos em “Modificações nas regras gerais

  • twitter_RafaeldeAndrade

    Yan, estaremos no domigo para tirarmos todas as batalhas pendentes do Dog…
    Quanto ao VIP, larga de chorar pq vc tem grana pra comprar o ingresso (não conseguimos nem pra todos irem nos dois dias, qto mais pra quem não é da organização)
    Silver, nós não banimos lendários, nos restringimos seu uso a somente as batalhas contra os líderes (em alguns casos eles são liberados logo na primeira fase), banir seria o memso que impedir de usar em qualquer momento ex: o nosso atual swift swim + drizzle (que não chegou a ser um consenço entre os líderes e só entrou por maioria na votação).
    Leandro Novais caso vc não tenha nenhum pokémon no lv. 100, isso não é problema pois as batalhas podem ser feitas por infrared.

  • Sogeking

    cara, você precisa ganhar o gym pra desafiar o líder. ?_?
    e você pode usar pokes em qualquer nível, só que você não vai ganhar nenhuma luta se eles não estiverem no 100, né. .2derp

  • Leandro Novaes

    Bom, eu pretendo estar no próximo torneio no dia 15, pra desafiar dois líderes de ginásio, SE eu terminar meu time até lá. Regras oficiais, smogon, ou não-oficiais. Não importam pra mim. Alguém sabe que nível meus Pokemon precisam estar no evento do dia 15 próximo?

  • Sogeking

    Silver, Gnomo e Maximo, avisem aí que dias vocês vão pra podermos jogar a multi. xp
    e po, sacanagem não ter vip pro campeão da liga. D=
    podiam pedir um ‘extra’ pra yamato/we aí, hein. =(

  • Silver

    lol é vdd, os kras nunca vieram em um torneio e ainda falam mal…
    Mas máximo se você for ver por esse lado a maioria das crianças tem como pokemon preferido um bicho bem legal como garchomp, Hydreigon, metagross… ou um lendário e vcs banem os lendários…
    mas eu acho mt interessante essa ideia de fazer de vez em quando um torneio com as regras do Smogon pois assim atrairá um novo publico e depois de um tempo frequentara os torneios com as regras da LOP SP…

  • twitter_RafaeldeAndrade

    Como assim não se preocupa? Para uma criança, o pokémon preferido dela é o melhor que existe e por isso, na maioria das vezes, ela treina somente ele. Proibir o uso de bichos que são considerados “normais” pode inibir ou intimidar a criança para participar dos torneios. Não estou falando por suposição, eu vejo casos assim desde os primeiros torneios organizados antes mesmo do primeiro DE4 em 2001, como os Mall Tours. E sim, isso acontece até hoje, muito mais do que eu gostaria.

    A Nintendo está cagando para os chamados “jogadores profissionais” e suas regras, pois dentre os milhões de jogos vendidos no mundo, chuto dizer que estes são menos de 1%. Nada contra o pessoal da Smogon e muito menos do pessoal da Mythology, pois os poucos que conheci pessoalmente são pessoas legais que agregaram de forma boa ao nosso grupo. Agora não acho justo quem nunca veio em um mísero torneio presencial (até mesmo no VGC feito no começo do ano, onde imploramos para divulgarem e comparecerem pois poderia abrir a chance de mandar um brasileiro para o mundial) criticar sem ter ao menos experimentado a sensação de competir ao vivo.

    Iremos sim fazer ao menos um torneio com essas regras, porém espero a decência de quem reclama da ausência delas aparecer para contemplá-las e aproveitá-las, pois caso dê na mesma ou for pior do que já é normalmente esse assunto nunca mais será tocado por aqui. Concluindo fica aqui o desafio a quem nos escarneia (acredito que vc não o faça meu caro amigo, mas quem o faz se estiver lendo isso sentirá a direta) a ter a hombridade de aparecer e experimentar antes de criticar.

  • Joao Santos

    Eu soh naum entendo qual o problema de seguir logo o smogon?
    é onde a maioria joga, e quem nao joga muito nem se importa com a BAN list.
    Soh acho feio hoje que todo mundo segue o smogon a maior liga do pais querer ser rebelde e inventar um bando de coisa maluca sendo que existe um “padrao” pra ser seguido.
    Me avize quand vai ser esse torneo com as “regras do smogon” que eu aviso sim aqui o pssoal da pokemon mithology, q e onde frequentamos. abrc, desculpa qualquer coisa.^_^

    • Carlos Dog Autor do post

      João, como eu já disse, não podemos usá-las sempre (já tivemos torneios seguindo-as, já que cada líder pode decidir as próprias regras, etc) porque:

      1) Apesar de serem boas, não ‘funcionam’ tão bem por causa das restrições que citei e outras, já que temos torneios com um número grande de pessoas em relativamente pouco tempo, além de precisarmos levar em conta o pessoal que não joga na Internet.

      2) E, pelo que vi até agora, quem menos liga pra ban list é o pessoal que joga bem na Internet. Estou falando do pessoal que jogou na World Cup pelo Brasil nos últimos anos (sou amigo próximo da maioria). Eles costumam jogar no metagame “padrão” só por precisarem ou quando tem alguma ideia legal; no geral preferem tentar metagames diferentes pra evitar o tédio de se jogar sempre a mesma coisa… a mesma razão pela qual fazemos isso. E aprender a se adaptar a formatos de regras diferentes é uma habilidade “competitiva” em qualquer jogo.

      3) Não temos nenhuma previsão de que isso vai aumentar o número de jogadores, já que não vemos uma procura muito grande por “regras da smogon”. Eu não tenho problema algum em utilizá-las as vezes, mas preciso de alguma procura, de gente mandando e-mails dizendo que gostaria que ela aparecesse, etc. Se conseguir isso, pode ter certeza que cumprirei minha palavra.

      Novamente, obrigado pelo comentário. :)

  • twitter_RafaeldeAndrade

    Senhor João Santos, chuto que jogo pokémon desde porvavelmentente antes de vc saber ler e escrever (sou velho? sim e dai? XD) e essa história onde “jogadores da internet são os melhores” e tal, “que se tivessem regras como na internet todos irial e que chutariam a bunda dos noobs que jogam lá” eu sempre ouvi e toda vez que algúem veio de fora pra querer mostrar o quanto a internet é melhor acabou se ferrando. Já joguei nos dois e posso dizer que não curto jogar na internet pois não existe o melhor fator nessas horas que é o olhar intimidador ou os blefes que vc pode fazer enquanto a pessoa está jogando, chuto garatir que uma pessoa que apenas joga na internet JAMAIS conseguiria jogar ao vivo em um torneio com os cariocas gritando na sua cara… Pois bem meu amigo eu me comprometo a pelo menos uma vez a cada semestre fazer um torneio com a regras do Smogon, caso vc não saiba é o líder que decide a regra que vai usar no seu ginásio, só espero que o senhor me consiga um número significável de jogadores das interwebs indo nesses torneios para não se contradizer e também espero que ganhem fácil dos “noobs” otakus de evento como chuto que vc acredite que seria caso o torneio fosse assim, pois existe uma coisa chamada “sorte de principiante” que eu acedito que pessoas da interet não saibam o que é, pois quem sabe jogar na internet nunca joga com quem está começando a jogar devido ao ~belíssimo~ sistema de pontos incluído no PO, até mesmo pelo DS pois as panelas ja estavam feitasquando começaram a jogar por lá.
    Em todo caso meu amigo espero sua confirmação sobre sua ida para poder planejar o torneio nos modos que vc me disse que estará repleto de jogadores de alto nível ^^
    e BEM VINDO À LOP-SP =)

  • silver

    lol…
    Então todas as LOPs tem que ser iguaizinhas ao Smogon?
    não podem ter suas próprias regras? se vc mora perto venha e veja que o metagame não é tão ruim quanto vc fala, é bem legal e tem um bom nível competitivo…

  • Joao Santos

    Ainda nao entendo por que em quase ->2013<- a LOP SP é a UNICA LOP do país que ainda vive na escuridao quanto ao metagame base que usa…
    Atualmente todas as LOPs estão preocupadas em acatar a demanda de metagame seguido na internet (smogon), atualizando a sua tier conforme os bans forem feitos. Isso sim é o correto, acho ridiculo em 2013 a LOP SP (a mais tradicional e antiga do país) viver na escuridão da 'Idade Media pokemonísitca' com metagame escroto a níveis garchompSV, excadrill, Thundurus-normal e moody Smeargle serem liberados….
    Fazendo isso vocês priorizam um público de jogadores otakus noobs de evento que não dao a foda pra LOP e perdem na primeira fase independente da tier list, ao inves de dar preferência aos seus jogadores experientes, que jogam online e sabem jogar pokemon de verdade.
    Na minha humilde opiniao voces estao cometendo um amadorismo tremendo; em mais de um forum de pokemon os jogadores riem desse metagame caótico e dizem que iriam a LOP se nao fosse esse metagame ruim e meramente INVENTADO sem propósito ou base em metagame nenhum.
    Só minha opiniao, nunca fui na LOP (moro em tatuapé, pertissimo dos eventos) e nem tenho vontade de ir com essa tier list que voces inventaram e se acham os bons tendo a propria tier list. abraço.

    • Carlos Dog Autor do post

      Silver, infelizmente não podemos prometer nada disso. Esta é uma decisão que envolve várias empresas, cada uma com seus interesses financeiros. Mas obviamente vamos tentar. :)

      Eu vi sobre o VGC’13 também, mas ainda não tive tempo de colocar uma página com as regras, devo fazer isso até o final do ano. Vamos continuar usando as regras oficiais na maior parte do tempo.

      João, entendo seu ponto e concordo em parte. Padronização de regras é uma ideia ótima e foi o que fizemos com o VGC 2012, que usamos consistentemente durante o ano. Todos gostam delas, são bem divertidas de se jogar e “são oficiais”.

      As regras da smogon são muito boas para o metagame de lá, que NÃO é o mesmo da LOP-SP. Não sei se já participou de alguma votação de suspects, mas ele é bastante complicado, envolvendo a votação de várias pessoas e milhares de batalhas de teste. Funciona? Sim, mas é bem mais simples realizar isso na Internet, em âmbito internacional, do que em algo regional.

      Por que não usamos elas então? As restrições que temos de obedecer para realizar torneios ao vivo são bastante diferentes.

      Por exemplo, eventos possuem hora para iniciar/terminar e SP é uma cidade enorme, fazendo com que muita gente demore para chegar no local. Isso independe do evento. Esse é o principal motivo para não termos apenas batalhas 6×6.

      E mesmo os “jogadores experientes” gostam das regras adotadas, pois são divertidas e envolvem uma forma diferente de pensar. O que me leva a entender que o Smogon é focado em competitividade (duh), mas isso não necessariamente implica em diversão. Nós queremos um ambiente onde a maioria dos envolvidos se diverta. Essa é a razão para termos regras “esquisitas”: evitar que se tornem cansativas e repetitivas.

      Se a ideia de ter regras que “permitam o fator sorte” parece alien para você, deveria ver como é divertido provocar alguém por HAX EXTREMA ao vivo. Qualquer um que já jogou na LOP sabe do que estou falando.

      E minha última dúvida com sua reclamação é: quantos “jogadores experientes” realmente compareceriam em um torneio, mesmo com as regras comentadas? Posso (e espero) estar enganado, mas acho que quase nenhum.

      Obrigado pela opinião, acredito que foi bem colocada. Se você ou mais alguém estiver interessado em discutir o assunto, pode responder aqui ou mandar e-mail (através da aba “contato”).

  • silver

    Mas então genesect vai ficar como lendário msm?
    As regras do VGC 2013 já foram lançadas e pelo que entendi unica coisa que mudou foi que as formas dos gênios estão liberadas (pq antes não existiam)e os tutores da BW2… acho que só isso…
    A LOP em 2013 vai fazer um torneio grande como foi na GW e vai dar uma vaga na mundial?

  • Leandro Novaes

    Existe uma razão específica para não usar simplesmente as regras da TPCI ? Tipo, eu to chegando na LOP agora, com o lançamento do BW2, então não sei a história da comunidade, mas porque não usar as regras oficiais e pronto?

    • Carlos Dog Autor do post

      Leandro, a principal razão é que jogar vários torneios, todos com a mesma regra, é cansativo. Usamos as regras da Pokémon Company em vários torneios (pode ver nossa tradução na página “VGC’12” na seção de regras), mas não em todos.

      Claro, tem uma certa “bagagem cultural” para usarmos essas regras diferentes. A LOP-SP existe desde 2003, época onde tínhamos torneios com as versões Gold/Silver/Crystal e simplesmente não existiam regras oficiais como hoje.

      E… bem-vindo! :)