[RED MAIL #01] Noite feliz


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Saudações, treinadores!

Para treinadores pokémon, o fim do mundo não parece ser uma ameaça tão significativa. Se até o loser de Pallet, Ash, evita o fim do mundo todos os anos em um novo filme recheado de pokémon lendários, para treinadores melhores isso é quase um hobby. Mas uma coisa que me incomoda nessa hype de fim de mundo é que … É NATAL, GENTE! O Natal é daqui quatro dias e onde estão as pessoas falando sobre Natal? Bem, aqui está uma.
mail001
Monstrinhos “natalinos”

Para quem assistiu o desenho de pokémon no programa da Eliana tantos anos atrás, na época da febre de pokémon, deve lembrar que um episódio especial de Natal passou fora da ordem justamente por ser … de Natal. E lá nós tinhamos Jynx ajudando o Papai Noel a entregar os presentes. Então, podemos colocar Jynx na lista dos natalinos? Certo. Um fato curioso sobre Jynx, é que como os negros adoram se sentir ofendidos e julgar tudo como racismo, falaram que Jynx ajudando o Papai Noel era racismo só por ela ser “negra” (alow, ela não existe e não é humana). Sendo assim, Jynx teve sua cor modificada para um tipo de roxo com azul, não sei bem o que é aquilo. No game “Pokémon Snap” (Nintendo 64) foi lançado por aqui com aquela versão da Jynx, mas quando foi relançado para o Virtual Console do Wii, isso foi “corrigido”.

JYNX 
[Calm Mind, Ice Beam, Psychic, Perish Song]

mail002Antes de tudo, vamos deixar claro que isso é feito pensando nos recursos que tinhamos em DPPt. Com os novos recursos de BW, é possível criar algo mais interessante. Entretanto, por estarmos falando de pokémon que não estão ali no meio dos mais usados e consequentemente não foram usados tantas vezes pelas pessoas para ver quais seriam suas melhores opções.

Ambos os tipos de Jynx (Ice/Psychic) possuem um generoso movepool para special moves. Podemos encontrar alguns physicals nesses tipos (como Ice Punch, Zen Headbutt), mas estão em menor número. Felizmente, Jynx tem um bom satk e pode chegar em um valor acima de 300 sem muita dificuldade, o que garante um dano aceitável contra uma boa parcela dos oponentes, ainda mais com o suporte de Calm Mind. Já Ice Beam e Psychic se aproveitam do STAB, mesmo que um Hidden Power: Electric seja infinitamente melhor que Psychic em muitos casos, pois mesmo Psychic tendo seu STAB, não é efetivo contra muitos tipos. A combinação Ice e Electric sempre é bem-vinda por ter efetividade contra a maioria das combinações encontradas atualmente. Mas para quem optar por Psychic, não é por um todo mal, já que o bom satk de Jynx combinado com Calm Mind e a chance de reduzir sdef do oponente, pode deixa-lo confortável frente à um special wall em situações difíceis. Perish Song trabalha bem com a spd de Jynx (que também pode com facilidade superar o valor de 300) e ficaria melhor ainda em um moveset com Protect, mas isso fica ao gosto.

DELIBIRD
[Ice Shard, Counter, Aerial Ace, Brick Break]

mail003Acredito que não haja questionamentos sobre o Delibird nessa categoria, não é mesmo? O entregador, apesar de ter pesadelos com rock-type moves, não é tão inútil quanto parece. Ainda mais quando está na zona de conforto de seu metagame. Aerial Ace pode se aproveitar do STAB e evitar qualquer estrategia evasiva. Ice Shard não apenas conta com o STAB como é um “first strike move”, ou seja, atacará primeiro SEMPRE independente da spd de Delibird. Já sabemos que com Choice Band esse pode ser um golpe perigoso para os oponentes, mas tendo Hustle como ability, isso já pode assustar um pouco. Brick Break é efetivo contra alguns dos principais tipos encontrados em batalhas e sana (mesmo que parcialmente) a deficiência de de Ice Shard e Aerial Ace em efetividade contra rock-types. Entretanto, caso não esteja seguro sobre seu Brick Break derrubar o oponente, a combinação Focus Sash + Counter pode garantir que o pedroso deixe o campo de batalha.

STANTLER
[Thunder Wave, Reflect, Zen Headbutt, Earthquake]

E o Papai Noel não voa, ele tem veados renas mágicas que puxam o trenó por ele. E além do pokémon descoberto recemente em Unova, temos “um rena” mais antigo, desde a segunda geração. Stantler conta com uma spd mediana e um atk razoável. O mais interessante é a ability “intimidate” que está entre uma das mais úteis do game, em minha opinião de merda. Não que ajude muito no caso de Stantler, pois sua def continua pífia e mesmo com o oponente de atk reduzido, pode cair em um golpe bem colocado. Vamos tentar reduzir isso com Reflect, então. Caso não seja de grande utilidade para Stantler, ao menos pode servir para os próximos. Earthquake cumpre uma função semelhante ao do Brick Break de Delibird: Sanar a inefetividade do moveset contra outros tipos. Thunder Wave corta a spd do oponente, aumentando as chances de flinch do Zen Headbutt. Se você quiser ser mais chato (e sortudo), pode tentar equipar um King’s Rock para ajudar.

Por essa semana, é isso. Agora vocês estão preparados para dar uma surra no velho gordo caso ele entre pela chaminé, já conhecendo seus possíveis pokémon. Ou não.

Smell ya later!

Gostaria de se tornar um redator da LOP-SP e escrever sobre Pokémon? Cadastre-se neste formulário!

Deixe uma resposta