Desert Warriors 7


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Esse time foi montado com o objetivo de vencer todas as lutas no metagame Single Battle da LOP-SP após o banimento da combinação Drizzle + Swift Swim. Após diversos levantamentos estatísticos sobre eficiência, usagem e possibilidades estratégias durante aproximadamente 1 mês, o time ficou pronto em Janeiro de 2013, tendo como meta ganhar todos os jogos da LOP-SP ao longo do semestre.

"Desert Warriors" obteve 4 insígnias e invictos 2 torneios dos campeões (Anime Dreams e Anime Friends), fazendo também um score de 28-1 durante a segunda semana do Anime Friends 2013. A versão compacta do time, preparada para o formato 4×4 e composta de Tyranitar, Garchomp, Rotom-W e Togekiss (cuja estratégia é paralisar o time adversário aumentando a probabilidade do Garchomp sweepar) também ganhou 7 torneios de ginásio.

Irei apresentar um pouco do processo de criação da equipe, juntamente com análises dos sets individuais, devidas explicações e uma pequena threat list (lista de ameaças). Espero que gostem! :)

Em primeiro lugar veio a ideia de juntar Tyranitar + Garchomp para abusar do poder destrutivo da combinação. Enquanto o primeiro coloca Stealth Rock em campo, o time foi focado no segundo, sendo necessário criar um bom suporte para fazê-lo sweepar. Rotom-W foi adicionado para colocar pressão em times de chuva e, logo depois, o Celebi entrou para resistir golpes dos tipos lutador e planta, atuando também como status receiver graças à sua ability Natural Cure. Como o time estava relativamente lento, Excadrill se juntou ao time para oferecer um "botão de emergência", sendo excelente pelo fato de não ficar preso em um único golpe devido ao item Choice Scarf, usado em vários revenge killers. Por fim, precisando de algo para entrar em golpes dragão (principalmente Outrage), surgiu a ideia do Genesect, criando um trio "VoltTurn" (ver meu guia sobre volturn) e um eficiente suporte para a equipe.

O time

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Tyranitar (M) @ Shuca Berry
Trait: Sand Stream
EVs: 232 HP / 20 SAtk / 156 SDef / 100 Spd
Calm Nature (+SDef, -Atk)
– Crunch
– Fire Blast
– Ice Beam
– Stealth Rock

Seu objetivo é colocar Stealth Rock e Sandstorm em campo, sendo uma das duas Special Walls do time. Ele possui Speed efortada para passar pokémons que correm por volta de 180, como Skarmory, bulky Breloom e bulky Politoed, além de Scizor Standard. Esse Special Attack permite que o Ice Beam matará um Standard Gliscor 75% das vezes e o HP (399 no Stat) faz com que ele só tome 49 de dano ao entrar em campo com Stealth Rock e segure um Earthquake de um Dragonite +1 (ou Choice Band) 94% das vezes. O restante é colocado em Special Defense para segurar golpes especiais diversos, como Draco Meteor, Fire Blast, Thunderbolt, etc. Shuca Berry é interessante para segurar golpes Ground de pokémons um pouco problemáticos, como Garchomp, Excadrill e Landorus adversários, mas às vezes o item Lum Berry é usado no lugar, dependendo do adversário.

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Rotom (Rotom-W) @ Leftovers
Trait: Levitate
EVs: 252 HP / 84 Def / 160 SDef / 12 Spd
Calm Nature (+SDef, -Atk)
– Volt Switch
– Hydro Pump
– Will-O-Wisp
– Pain Split

Ele é a segunda Special Wall do time, sendo de extrema importância contra times de chuva, resistindo Hydro Pump spam e Hurricanes, além de fazer uma ótima coverage com o time todo e ser o primeiro membro da estratégia "Volturn" presente no time. Os efforts são bem standard, com Speed para passar outros Rotom-W e alguns Feraligatr. O HP foi maximizado permitindo que ele segure melhor os golpes e o restante dos efforts foi distribuído pelas defesas, com direito a bônus point de 317 para 319 na sua Special Defense.

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Genesect @ Expert Belt
Trait: Download
EVs: 92 HP / 252 SAtk / 164 Spd
Timid Nature (+Spd, -Atk)
– U-turn
– Thunderbolt
– Flamethrower
– Ice Beam

É o segundo membro da estratégia "Volturn" do time. Com acesso a uma ability muito poderosa, três golpes elementares e U-turn, Genesect é banido da tier principal do Smogon por um bom motivo! Esse moveset prioriza o Special Attack, com Speed para passar Landorus com Speed neutra e um restante em HP, garantindo bulky suficiente para segurar diversos golpes tanto físicos quanto especiais.

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Celebi @ Leftovers
Trait: Natural Cure
EVs: 252 HP / 140 Def / 60 SAtk / 36 SDef / 20 Spd
Bold Nature (+Def, -Atk)
– Leaf Storm
– Psychic
– Hidden Power [Fire]
– U-turn

Fazendo a defesa física da equipe, Celebi é o terceiro e último membro da estratégia "Volturn". Por ser uma Physical Wall fantástica, ele consegue neutralizar diversos pokémons lutadores, como Machamp, Conkeldurr e Breloom que, sem ele, seriam muito problemáticos para o time. Leaf Storm + U-turn funciona como um "Hit and Run", enquanto Hidden Power Fire garante uma coverage fantástica acertando pokémons como Scizor, Abomasnow e Ferrothorn, e Psychic causa dano neutro em vários inimigos, além de acabar com os lutadores.

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Excadrill (M) @ Life Orb
Trait: Sand Rush
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
– Earthquake
– Iron Head
– Rock Slide
– Substitute

Atingindo uma inacreditável Speed de 550 no Sandstorm e ultrapassando até mesmo pokémons como Terrakion, Latios e Starmie com Choice Scarf, Excadrill é, com certeza, o melhor Revenge Killer do metagame, também sendo considerado UBER no Smogon por uma clara razão. Earthquake e Iron Head são seus golpes STAB, garantindo uma boa coverage e batendo mais forte ainda com Life Orb. Rock Slide serve para pegar de surpresa pokémons como Tornadus, Thundurus e Volcarona, enquanto Substitute facilita o controle e o momentum de jogo, também abusando da accuracy não muito confiável de golpes como Hydro Pump (80%) e Fire Blast (85%), quando necessário.

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Garchomp (F) @ BrightPowder
Trait: Sand Veil
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spd
Jolly Nature (+Spd, -SAtk)
– Dragon Claw
– Earthquake
– Swords Dance
– Substitute

Se fosse para escolher o pokémon chave do time, mesmo sendo uma difícil decisão, é possível afirmar que é o Garchomp. Sendo UBER na 4 geração e sendo uma das causas do banimento da ability Sand Veil na 5 geração, ele é um fanstástico pokémon. Com BrightPowder e Sand Veil, no Sandstorm Garchomp torna-se surpreendentemente apelativo, abusando de golpes de baixa accuracy para ganhar Substitutes e Swords Dance enquanto o oponente se irrita por não conseguir acertá-lo. Dragon Claw e Earthquake são seus golpes STAB e seus efforts são bem standard, maximizando seu poder destrutivo.

Possíveis Ameaças

Como o time foi feito pra se sair muito bem no metagame, poucos pokémons dão problemas pra ele. Mas os principais inimigos do time são: Bronzong (principalmente sets com Calm Mind), Landorus com U-turn e um moveset especial, Alakazam com Signal Beam e também Heracross e Terrakion com X-Scissor pois, embora possam ser revengeados pelo Excadrill, eles passam facilmente por cima do Celebi.

Conclusão

Sendo um time “Sandstorm Bulky Offense” muito poderoso, funciona perfeitamente no metagame principal de Single Battle da LOP-SP. Sintam-se livres pra usá-lo em quaisquer torneios e espero que tenham gostado dele tanto quanto eu gostei de usar. Até o próximo “Rate My Team”!

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Sobre Carlos Agarie

Joga Pokémon há quase 18 anos, além de Shin Megami Tensei, Final Fantasy e StarCraft. É o Organizador Principal da Liga Pokémon de SP e um dos Tournament Organizers nos eventos oficiais.


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