IVs 31 fixos e novas técnicas de cruzamento 50


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Nos últimos dias tivemos descobertas muito importantes para quem joga Pokémon X & Y e quer mexer com cruzamentos. Vou falar sobre como essas mudanças vão facilitar o treinamento para campeonatos.

Primeiro, imagino que todos saibam o que são IVs e EVs, certo? Qualquer coisa, dêem uma lida no livro do Yan, A arte do Pokémon competitivo. Se precisarem de explicações mais aprofundadas, podem perguntar.

Bom, vamos às novidades:

  1. Todos os pokémon encontrados na Friend Safari possuem ao menos dois IVs 31.
  2. Durante o cruzamento, o item Destiny Knot faz com que o filho herde cinco IVs dos pais.
  3. Os pokémon selvagens que não podem cruzar (bebês, lendários, Nidorina) possuem ao menos três IVs 31.

Vou explicar cada um desses pontos com mais detalhes, mas antes disso: como podemos saber os IVs dos nossos pokémon?

Em Kiloude, a cidade que você libera ao vencer a Elite Four, há um cara no Pokémon Center que avalia um de seus pokémon. Caso algum de seus IVs seja 31 (o maior valor possível), ele responde que “Stats like those… They simply can’t be beat!” (“Stats como esses… Eles não podem ser superados!”).

Ele também avisa caso seu pokémon possua mais de um IV 31. Na imagem acima é possível ver o texto que ele diz—no caso, é minha Nidoqueen com IV 31 em Defense, Sp. Attack e Sp. Defense.

1. Friend Safari

O Friend Safari é um local que você libera após vencer a Elite Four, na cidade de Kiloude. Para cada amigo na sua Friend List do 3DS (não necessariamente com o jogo), você pode entrar em uma “zona” nova, com até três pokémon específicos daquela pessoa.

O fato mais relevante é que todos os pokémon capturados na Friend Safari vem com pelo menos dois IVs 31. Isso quer dizer que, muitas vezes, é possível capturar um bicho lá e já utilizá-lo em batalhas, sem precisar de cruzamentos. Eles podem vir com três ou mais IVs 31, mas aí depende da sua sorte. :)

É importante lembrar que os stats que vão receber IV 31 são aleatórios. Por exemplo, eu capturei 2 Electabuzz na Friend Safari de uma amiga agora há pouco: um deles tem IV 31 em Attack e Defense, o outro em HP e Sp. Attack. Ontem peguei uma Galvantula com IV 31 em HP, Defense e Speed. É só capturar alguns e torcer.

2. Destiny Knot

O item Destiny Knot, quando equipado em um dos pais durante o cruzamento, faz com que os filhotes herdem cinco IVs aleatórios dos pais. Essa é uma notícia maravilhosa para quem mexe com cruzamento.

A mecânica de como um filhote herda os IVs dos pais é um pouco complicada, mas o importante para nós é que todo filhote herda três IVs dos pais, onde o IV e o parente que o passa são aleatórios. A Bulbapedia[1] diz exatamente isso:

[…] the baby will inherit three IVs, each from a different stat and from a random parent.

O Breeding Guide da Smogon[2] explica a mesma coisa: quando um filhote é feito, três IVs são escolhidos aleatoriamente (Attack, Defense e Speed, por exemplo) e o parente que vai passá-los também é escolhido aleatoriamente (a mãe passa o Attack e o pai passa a Defense e a Speed, por exemplo). Há algumas diferenças entre antes da Emerald e depois, mas elas não são relevantes para esta discussão.

O efeito do Destiny Knot é de aumentar esse número, de três para cinco.

Ou seja, se você tiver dois pokémon com IVs muito bons (por exemplo, capturados na Friend Safari) e usá-los para cruzamento equipando o Destiny Knot em um deles, os filhotes tem altas chances de possuirem bons IVs.

A grande vantagem disso é que você pode fazer uma sequência de cruzamentos: primeiro entre bichos do Friend Safari até sair algum filhote com três IVs 31, depois cruza esses até sair algum com quatro IVs 31 e assim por diante. Através dessa técnica, é possível (e bem rápido) de se conseguir pokémon com cinco IVs 31.

3. Pokémon que não podem cruzar

Os jogadores mais curiosos já devem ter descoberto que os pokémon lendários aparecem ao menos com três IVs 31 (Xerneas, Yveltal, Mewtwo, etc). Isso parece ter sido proposital por parte dos criadores do jogo, para que esses pokémon sejam realmente bem fortes.

Entretanto, acredita-se que devido a um erro de programação, todos os pokémon selvagens do egg group “Unbreedable” (aqueles que não podem fazer cruzamento) possuem três IVs 31 ao serem capturados. Ou seja: Mewtwo e cia. possuem três IVs 31, mas Azurill, Nidorina e Carbink também. Abaixo, uma lista (incompleta) de quais pokémon antigos fazem parte desse grupo:

  • Articuno
  • Azurill
  • Cleffa
  • Elekid
  • Igglybuff
  • Magby
  • Mewtwo
  • Moltres
  • Nidoqueen
  • Nidorina
  • Pichu
  • Riolu
  • Smoochum
  • Togepi
  • Tyrogue
  • Wynaut
  • Zapdos

Qual a melhor parte disso? Você pode capturar pokémon como Azurill ou Smoochum, fazê-los evoluir e usá-los para cruzamentos—tudo isso com a certeza de possuir ao menos três IVs 31. Não é tão útil quanto o Friend Safari já que a lista de pokémon que não fazem cruzamento é bem menor, mas é bom ter isso em mente.

Conclusões

A primeira e mais importante conclusão que eu tiro disso é que Pokémon X & Y foi feito tanto para jogadores “casuais” quanto para “competitivos”. Você pode customizar seu personagem de diversas formas, é possível trocar com milhares (milhões?) de pessoas mundo afora através do Wonder Trade e do GTS, tem o Pokémon Amie.

Ao mesmo tempo, cruzamentos são bem mais fáceis e rápido, além de existirem hordas e o Super Training para você treinar seus EVs sem muito trabalho. Isso tudo sem contar o Exp. Share.

Portanto, acredito que a Pokémon Company realmente pensou nos jogadores ao projetar este jogo.

Minha outra conclusão é que com a facilidade de se treinar novos pokémon, agora é muito mais fácil para alguém aprender a jogar competitivamente, pois a única “barreira” será aprender estratégias, como montar times e ganhar experiência de jogo. Dessa forma, todos que tiverem interesse podem começar a treinar e experimentar nos campeonatos—tanto on-line quanto ao vivo— sem se preocupar muito se seus bichos estão “fortes o suficiente”.

O que vocês acham disso? Já começaram a preparar seus times?

Referências

  1. Pokémon Breeding – Generation IV. Bulbapedia. http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Pok%C3%A9mon_breeding#Generation_IV.
  2. How the game provides IVs to an Egg. Smogon. http://www.smogon.com/ingame/guides/breeding_guide_part1#3A

Gostaria de se tornar um redator da LOP-SP e escrever sobre Pokémon? Cadastre-se neste formulário!


Sobre Carlos Agarie

Joga Pokémon há quase 18 anos, além de Shin Megami Tensei, Final Fantasy e StarCraft. É o Organizador Principal da Liga Pokémon de SP e um dos Tournament Organizers nos eventos oficiais.


Deixe uma resposta

50 pensamentos em “IVs 31 fixos e novas técnicas de cruzamento