Pokémon nos Cafés é um dos eventos diários em Kalos

Manual de Sobrevivência a Kalos, pt 4: Eventos diários e Dinheiro no Le Wow 5


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Olá, galerinha, tudo bom? Chegamos para a quarta parte do nosso Manual de Sobrevivência a Kalos. Hoje trazemos a lista com os eventos diários e como se ganhar dinheiro usando o Restaurant Le Wow. Sei que disse que teria algo sobre o Pokémon Amie e sobre o Battle Chateau também, mas o guia ficou grande demais mesmo sem eles, então isso ficará para a próxima.

Eventos Diários

Assim como em todos os jogos anteriores de Pokémon desde que o relógio foi embutido no jogo, lá em Gold e Silver, há uma série de eventos diferentes que acontecem todos os dias. Os principais deles (já excetuando os do Hotel em Lumiose e a Loteria, cobertos no guia anterior) são:

Café & Pokédex

Além dos montes de cafés de Lumiose, a maioria deles completamente inúteis, há três cafés espalhados por Kalos que vão ajudá-lo a completar sua Pokédex (pelo menos a parte dos Pokémon vistos). Todos os dias em Cyllage, Laverre e Anistar, você pode visitar os Cafés e pagar quantias diferentes de dinheiro para ver o Pokémon predileto do cliente que está naquele lugar. Após ele mostrá-lo pra você, a entrada de visualização daquele Pokémon vai ser adicionada à sua Pokédex, como se você tivesse encontrado com ele em alguma batalha, mas não capturado. Isso irá ajudá-lo a encontrar Pokémon cujas localizações você ainda não sabe, bem como acelerar o processo de conclusão da Dex.

Os preços, como dito, são diferentes. Por $500, você pode se sentar ao balcão, por $1000, você senta à mesa, e por %5000 você pode visitar o terraço. No balcão, você verá um Pokémon, na mesa, há duas pessoas que irão mostrar dois Pokémon diferentes, e no terraço você verá apenas um Pokémon, mas há a certeza de que ele será um que você ainda não viu na Pokédex. Cada um dos três cafés tem uma lista específica de Pokémon que podem ser vistos, e depois que você vir todos, o garçom vai avisá-lo disso antes de você escolher onde quer se sentar. Os Pokémon mudam todos os dias, e se você pagar a mesma quantia para ir ao mesmo lugar no mesmo dia, você verá o mesmo Pokémon, então economize seu dinheiro.

Os Pokémon que podem ser vistos desta forma são: Nidoqueen, Nidoking, Hitmonlee, Hitmonchan, Staryu, Porygon, Togepi, Dunsparce, Hitmontop, Elekid, Magby, Raikou, Entei, Suicune, Larvitar, Linoone, Lotad, Masquerain, Aron, Carvanha, Kecleon, Duskull, Sealeo, Metang, Pachirisu, Buneary, Bonsly, Mime Jr., Happiny, Munchlax, Patrat, Zorua, Eelektrik, Elgyem, Axew, Accelgor e Dedenne.

Wings em Ambrette Town

Em Ambrette, abaixo do Centro Pokémon e ao lado do Fossil Lab, há uma casa com uma mulher loira. Ao falar com ela, ela vai pedir pra ver um Pokémon de determinada forma. Se você tiver um do que ela pedir na equipe, ela vai dar uma das Wings pra você. Pra quem não sabe, as Wings funcionam como as vitaminas, mas são diferentes de duas formas: primeiro, elas não aumentam 10 pontos de EV, e sim 1. Por outro lado, elas não estão sujeitas ao limite de 100, o que significa que se você estiver precisando de  2 pontos de EV num stat em específico, pode apenas dar a Wing pro seu Pokémon, e vai subir o EV do stat desejado. Atualmente, é a única forma de se obter essas wings, o que faz com que as vitaminas, os treinos em hordas e até mesmo o Super Training sejam preferíveis. A única Wing que não muda EV é a Pretty Wing, que só serve pra ser vendida.

Em 90% do tempo, ela vai te dar uma Health Wing, que é pro HP. Todas as possíveis são:

Health Wing Increase HP EV by 1 point
Muscle Wing Increase Attack EV by 1 point
Resist Wing Increase Defense EV by 1 point
Genius Wing Increase Special Attack EV by 1 point
Clever Wing Increase Special Defense EV by 1 point
Swift Wing Increase Speed EV by 1 point
  Pretty Wing No EV increase

Massagem

Se você quiser aumentar a felicidade do seu Pokémon, a fim de evoluí-lo ou de aumentar o poder do Return, você pode visitar a massagista que fica na casa à esquerda do Centro Pokémon de Cyllage. Eles merecem um pouquinho de relaxamento, depois de todo o treinamento duro que têm.

Batalha contra o/a Rival

Em Kiloude, na parte de cima da cidade você encontra seu/sua rival, no mesmo lugar onde você batalhou com ele/a para pegar a Absolite e começar a quest pelas Mega Stones. Ele/a irá desafiá-lo para batalha, e seus Pokémon serão Meowstick, Clefable, (Mega) Absol e Altaria, entre os níveis 66 e 68, além de uma das primeiras Eeveelutions, também no nível 68 e a última forma do inicial que ele escolheu, no nível 70. Os pares são Vaporeon e Chesnaught, Jolteon e Delphox, e Flareon e Greninja.

Batalha invertidas

Outra batalha diária do jogo é a rota 18. Mas lá o tipo de batalha é diferente, é a novidade desta geração, a batalha invertida. Neste tipo, toda a tabela de forças e fraquezas é invertida, o que faz dela uma forma bem desafiadora de batalhar. Os Pokémon dele estão no nível 55 antes de você derrotar a Liga, e no 65 depois que você for o campeão. Como são Pokémon retirados do Battle Maison, todos eles são top 6 e são completamente effortados. Além disso, o treinador conhece perfeitamente a tabela de forças e fraquezas. A coisa mais legal deste tipo de batalha é que você ganha pontos de acordo com sua performance, +1 para cada ataque super efetivo que você der e -1 para cada super efetivo que levar. De acordo com sua pontuação, você ganhará um item:

  • 0 pontos: Oran Berry
  • 1 a 3 pontos: Sitrus Berry
  • 4 a 6 pontos: Uma das seguintes Berries: Occa, Passho, Wacan, Rindo, Yache, Chople, Kebia, Shuca, Coba, Payapa, Tanga, Charti, Kasib, Haban, Colbur ou Babiri
  • 7 a 9 pontos: Uma das seguintes pedras de evolução: Fire, Water, Thunder, Moon, Sun, Shiny, Dusk ou Dawn, ou uma Everstone.
  • 10 pontos: Um Rare Candy

Se você quiser ver quais são os movesets e itens dos Pokémon que ele vai usar contra você, assim como a tabela de forças e fraquezas deste formato, pode ver a página sobre isso do Serebii.net

Batalha contra Essentia

Se você já fez as missões do Looker (no guia da semana que vem), sempre que você visitar o Looker Bureau de Lumiose, verá Emma por lá. Entretanto, se você der sorte, ela estará com sua roupa de Essentia. Como tal, ela vai desafiá-lo para uma batalha com os mesmo Pokémon da última vez que você a enfrentou: Um Crobat nível 68 e um Malamar nível 70.

Boutiques

As Boutiques são as lojas de roupas, uma novidade em Kalos, agora que pela primeira vez podemos trocar a roupa dos nossos personagens. Há Boutiques em Santalune, Cyllage, Laverre, Anistar, Snowbelle e Lumiose, mas, como você já sabe por ter lido o guia anterior, esta só está acessível se você for estiloso o bastante.

O que pouca gente sabe é que as opções de roupas e acessórios mudam todos os dias na maior parte das lojas, então vale a pena visitar os lugares todos os dias para pegar todas… as roupas. Se você quiser checar todas as peças possíveis, dê uma olhadinha nessa página do Serebii.net. Para quem não sabe inglês ou joga em outros idiomas, os dias da semana, de domingo a sábado são Sunday, Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday e Saturday.

Eventos nos hotéis

Além dos trabalhos diários que você faz no hotel de Lumiose, há outros hotéis pelo continente (Kalos recebe melhor os turistas do que qualquer outra região). Eles ficam em Coumarine, Ambrette, Geosenge, Couriway, Cyllage e Camphrier A cada dia, há viajantes diferentes em cada hotel, e há 6 deles que você verá frequentemente, cada um de uma região diferente. Eles rodam a região, passeando por hotéis diferentes a cada dia, sempre ficando no primeiro quarto do andar superior. No começo, visitá-los vai apenas render alguns balõezinhos de conversa, mas depois de algumas vezes, eles vão dar algum prêmio para você. A lista dos visitantes, suas regiões de origem e o prêmio pode ser encontrada abaixo:

  • Hiker – Kanto – te dá uma Magikarp em troca de um Gyarados
  • Garcon – Johto – Rage Candy Bar
  • Madame – Hoenn  – Lava Cookie
  • Maid – Sinnoh  – te dá um Eevee em troca de qualquer Pokémon
  • Tourist – Unova Gym  – Informações sobre os líderes de ginásio
  • Backpacker – Desconhecida  – Strange Souvenir (um item até agora com função desconhecida)

Além deles, há uma mulher em específico que está em um hotel diferente a cada dia, e dará uma Ribbon ao primeiro Pokémon da sua equipe, dependendo do humor dela naquele dia. Os dias, locais e Ribbon são:

  • Domingo: Smile Ribbon no Hotel em Coumarine
  • Segunda: Alert Ribbon no Hotel em Ambrette
  • Terça: Shock Ribbon no Hotel em Camphrier
  • Quarta: Downcast Ribbon no Hotel Marine Snow em Geosenge
  • Quinta: Careless Ribbon no Hotel em Coumarine
  • Sexta: Relax Ribbon no Hotel em Couriway
  • Sábado: Snooze Ribbon no Hotel em Cyllage

As ribbons não servem pra nada demais, pra ser sincero, mas é divertido equipar seu Pokémon com elas.

Eventos menores

Além dos eventos acima citados, há eventos de menor importância que acontecem todos os dias. São eles:

  • Em Camphrier Town, a empregada da casa sobre a fonte irá dar um Sweet Heart por dia.
  • Nesta mesma casa, se você falar com o homem que está lá dentro, ele vai dizer que está sentindo a vibração de um determinado tipo de Pokémon. Mostre a ele um Pokémon desse tipo e escolha uma das Berries que ele tem para dar, Cheri, Chesto, Pecha, Rawst e Aspear.
  • No PokéBall Emporium, em Lumiose, há uma garotinha em frente ao balcão. Ao falar com ela, ela vai perguntar se você gosta de coisas redondas. Responda “sim” e receba 3 de um tipo aleatório de Pokébola (Luxury, Heal, Nest, entre outras).
  • Ainda em Lumiose, no laboratório do professor Sycamore, você pode falar com o cientista que entregou o PokéRadar pra você, e ele vai falar de um Pokémon em específico. Encontre esse Pokémon usando o Radar e converse com ele depois, e ele dará um item a você.
  •  Em Ambrette, entre a casa das Wings e o Fossil Lab, tem um punk. Fale com ele para trocar uma de suas PokéBalls por uma Dive Ball.
  •  Em Coumarine, abaixo do cara que vende os incensos há uma barraca vazia. Mexa nela (com o A) e encontre uma Berry.
  •  Ainda em Coumarine, na parte mais alta da cidade você vai encontrar seu amigo de jornada Tierno, depois que derrotar a Elite. Fale com ele para pegar um Heart Scale.
  •  Em Couriway, em frente à cachoeira, há um cara que vende Fresh Water (bem conveniente, já que ele está em frente a cachoeiras). Compre uma garrafa por 300 e ganhe uma Berry aleatória também.

Como Ganhar Dinheiro em Kalos

Para comprar todas as roupas, você precisa de dinheiro. Muito dinheiro. Especialmente quando qualquer coisa da Boutique de Lumiose custa mais de $100 mil. Já falamos de todos os joguinhos do Hotel Richissime em Lumiose no guia passado. Ao chegar no último nível lá, você ganhará $150 mil todos os dias com eles. Além do Richissime, você pode usar a Elite 4 ou o Battle Chateau, em seus níveis mais elevados, para ganhar dinheiro. Mas nada funciona tão bem quanto o lugar do qual iremos falar agora:

Enchendo os bolsos no Restaurant Le Wow

Falamos brevemente sobre o Restaurant Le Wow no guia passado. Hoje, quero expandir mais sobre por que este é o melhor lugar do continente para se ganhar dinheiro fácil e rápido.

Como dissemos, o Le Wow oferece três tipos de batalhas: Doubles, Triples e Rotation. Se seu objetivo for aumentar o nível dos Pokémon, sugiro o Rotation, porque qualquer um de nível baixo poderá ganhar a experiência total da batalha. Mas se veio apenas para ganhar dinheiro, escolha o tipo que mais o agrada. Todos os Pokémon estão no nível 63, você faz 5 batalhas em sequência, ganhando ou perdendo, e eles têm sua energia recuperada.

Entretanto, o aspecto mais importante dessas batalhas não é vencê-las. Com o time adequado, você pode fazer isso facilmente. A grande questão é que elas são feitas supostamente enquanto você espera sua comida esfriar. Cada um dos cinco pratos da sua refeição tem um número determinado de turnos que você deve esperar para ficar no ponto perfeito.

Mas você obviamente não está aqui para treinar, você quer dinheiro, muito dinheiro. Custa 100 mil PokéDollars para entrar, e mesmo assim, você sairá de lá com um lucro imenso, se fizer tudo certinho. Vencer todos os treinadores sem bônus algum lhe renderá $32.256. Se um dos seus Pokémon tiver o Amulet Coin equipado, o valor dobra para $64.512. Caso você ative o Prize Money O-Power no nível 3 antes de entrar no restaurante (lembrando que ele vai valer por todas as cinco batalhas), o valor recebido será de $193.536.

Apesar de o lucro aqui ser de apenas 93 mil, algo que você pode obter facilmente na Elite 4, um aspecto essencial dos restaurantes, e o Le Wow não é exceção, é justamente respeitar os turnos que foram dados a você. Se você completar as 5 batalhas sem ter qualquer Pokémon seu nocauteado (se ele cair e você usar um Revive, não vai contar que ele caiu) e na exata quantidade de turnos que seu adversário (o dono do restaurante, um garçom ou garçonete) lhe der, você receberá 25 Balm Mushrooms. Cada um destes pode ser vendido por $6.250, o que significa que você poderá adquirir mais $156.250 ao vendê-los.

Para cada turno acima ou abaixo do determinado, você perde um Mushroom, e para cada Pokémon seu que terminar a batalha nocauteado, também. Isso significa que se você terminar uma batalha um turno antes, um Pokémon seu desmaiar na seguinte, e em outra delas, você terminar um turno além do solicitado (malditos Protects no último turno), você terá perdido 3 Mushrooms. Minha média pessoal é entre 19 e 23 Mushrooms a cada entrada, por causa geralmente de alguns Protects ou Sturdy no último turno, ou por um erro de predict na Rotation, especialmente na batalha que tem Togekiss e Lucario juntos, o que ainda dá pra ganhar uma grana legal. Por fim, se você estiver com seu estilo no máximo, o preço cai para $90 mil. Com isso, se você usar de todas as técnicas para ganhar ou economizar dinheiro, você conseguirá um lucro de $259,786 por vez que entrar. E a melhor coisa em comparação com a Elite 4 é que você não perde tanto tempo com todo o blábláblá e as animações e créditos. Ganhou, acabou, saia do restaurante e batalhe de novo.

Eu recomendo que você opte pela Rotation Battle, porque como tem mais turnos, dá tempo de todas as seis bolinhas de energia usadas para entrar se recuperarem, a não ser que você já tenha dado mais de 4000 passos com seu 2/3DS no dia, o que fará com que elas carreguem muito mais rápido, aí qualquer tipo pode ser usado.

É isso, galera. Agradeço aos lugares de sempre pelas informações, Serebii, Bulbapedia, Nugget Bridge e o Guia Oficial do jogo.

Na semana que vem, falaremos sobre o Pokémon Amie, o Battle Chateau e traremos o guia para as missões do Looker, para quem já bateu o jogo.

Nos vemos amanhã no Anime Party!

Ja mata!

Gostaria de se tornar um redator da LOP-SP e escrever sobre Pokémon? Cadastre-se neste formulário!


Sobre LH Almeida

LH Almeida joga Pokémon desde 96, competitivo desde 2001, e continua tentando ser o melhor, como ninguém nunca foi, especialmente em VGC. Sua maior paixão é breedar Pokémon e não tá nem aí pros shinies (exceto Umbreon e Pachirisu). Ele também é árbitro de futebol americano, editor do Mile High Brasil e trabalha como tradutor.


Deixe uma resposta

5 pensamentos em “Manual de Sobrevivência a Kalos, pt 4: Eventos diários e Dinheiro no Le Wow