Alterações Climáticas – Sandstorm


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Introdução – História da Sandstorm

As tempestades de areia tiveram seus primeiros momentos durante a segunda geração com Gold/Silver e era mal aproveitada por não conhecermos ainda os poderes totais desta condição. Com o passar dos anos, foi ganhando espaço até ser uma das mais fortes durante a quarta e quinta geração.

De volta aos anos 2006, tivemos a chegada de Hippowdon que introduziu uma nova abordagem para a Sandstorm, sendo ela o Stall. Mesmo com este novo estilo, ainda podemos utilizá-la de forma ofensiva com a presença de Excadrill a partir de Black/White, tornando-se um dos climas mais fortes e mais legais de se usar.

Com a chegada da sexta e a mudança na contagem dos turnos, ficou um pouco mais complicado abusar desta condição mas não deixem isso impedir vocês. Sem mais delongas, rufem os tambores e boa leitura!


As Mecânicas da Sandstorm

Para que esta condição seja ativada, devemos usar o TM.37, onde poucos pokémon podem aprendê-lo ou através da habilidade Sand Stream.

Assim que ativada, ela ativa efeitos primários e secundários, são eles:

  • Pokémon que não dos tipos , e recebem ao final de cada turno, um dano de 6,25%;
  • Aumenta a Sp.Def de Pokémon do tipo em 50%;
  • Moonlight, Synthesis e Morning Sun recuperam 25% do HP máximo;
  • O poder total de Solar Beam é reduzido em 50%
  • Transforma o golpe Weather Ball no tipo e seu poder vai de 50 para 100;
  • Pokémon com a habilidade Sand Veil tem sua evasiva aumentada em 20%;
  • Pokémon com a habilidade Sand Force recebem 50% de bônus ao utilizarem golpes dos tipos , e ;
  • Pokémon com a habilidade Sand Rush tem sua Speed dobrada.

Com a adição do item Smooth Rock, a duração total dos turnos é aumenta de cinco para oito.


Montando um time de Sandstorm

Como todo time, a cobertura ofensiva e defensiva é muito importante e na Sandstorm não é diferente. Normalmente são escolhidos os Pokémon que consegue realizar o seu papel tanto dentro como fora do clima.

Muitos se enganam ao pensar que uma equipe de Sandstorm contém apenas Pokémon que não levam o dano residual, se fizer, estará fadado ao fracasso.

A seguir, iremos demonstar a fórmula padrão para uma bom equipe que utiliza esta condição climática como base:

  • Weather Inducer
  • Sand Sweeper Sweeper
  • FairyDragon check
  • Ground-type counter
  • Mega Charizard Y/Keldeo/Manaphy check
  • Filler

Weather Inducers (Invocador)

Tyranitar/Mega Tyranitar

Desde a terceira geração com o surgimento das habilidades, o Tyranitar é e sempe será um dos Pokémon mais dominantes do jogo, não por ser extremamente forte mas sim por ser extremamente forte e versátil. Dificilmente sabemos o moveset completo de um Tyranitar: pode ser ofensivo com Dragon Dance, equipado com Choice Band ou Choice Scarf, Mega-Sweeper, Substitue (antigo TyraniBoah) ou suporte, ufa! Sem dúvidas, o Tyranitar é uma peça fundamental em qualquer time que deseja se basear na Sandstorm.

Hippowdon

Após o surgimento de ORAS, foram introduzidas novas Mega Evoluções, entre elas Mega Metagross, Mega Lopunny e Mega Alaria, que são counters pesados de Tyranitar, não importando o seu moveset. Tem acesso à recuperação imediata via Slack Off e é capaz até de checar Raikou e Thundurus com eficiência. Seu movepool de suporte também é muito bom, servindo como Phazer utilizando Roar/Whirlwind e como hazard setter via Stealth Rock, tornando-o superior à Tyranitar como inducer.


Sweeper

Os Pokémon desta categoria são beneficiados diretamente por esta condição climática e normalmente, são os membros do time que mais irão causar estragos nos oponentes.

Excadrill

Nossa topeira é sinônimo deste clima, chegando até a ser banido para a Tier Uber na metade da quinta geração por ser extremamente forte e com poucos pontos negativos. Possui tanto Sand Rush como Sand Force, ou seja, se ficar o bicho come e se correr o bicho pega. Possui à sua disposição Earthquake, Rock Slide, Iron Head, Stealh Rock e até o útil Rapid Spin, sendo quase que obrigatório utilizar o Excadrill em um time como este.

Mega Garchomp

Como se sua forma base já não fosse boa, o Mega Garchomp é o melhor usuário da habilidade Sand Force em Overused. Com bases ofensivas monstruosas e um movepool que vai desde físico, especial ou mixed, tem a capacidade de derrubar a maioria de seus checks. Com o aumento de força dos golpes do tipo , seu Earthquake consegue aplicar 2HKO em Hippowdon depois de Stealth Rock e um layer de Spikes em Hippowdon, em outras palavras ele passa o carreto em todo mundo.


Fairy/Dragon Check

Ao olharmos a estrutura de uma time de Sandstorm, iremos perceber que Pokémon do tipo como Dragonite ou Latios causam muitos problemas e ajudam pouco contra os Pokémon do tipo como Azumarill, Mega Gardevoir, Mega Altaria Mega e Mega Diancie que também são grandes ameaças. O Azumarill em especial, é o que mais ameça times como este.

Mega Scizor

 

Desde que soubemos que o tipo tem vantagem contra o tipo , o Scizor se tornou uma peça fundamental em qualquer equipe, especialmente nas de Sandstorm. Além de não sofrer o dano residual ao final dos turnos, serve como check para Azumarill em movesets mais defensivos ou como counter primário de Mega Gardevoir e Mega Diancie, utilizando um moveset mais ofensivo com a combinação Swords Dance + Bullet Punch, funcionando até como revenge killer.

Amoonguss

Por ter seu tipo secundário sendo , o Amoonguss consegue agir como check à todos os Pokémon do tipo  com a exceção de Mega Gardevoir, sendo visto com certa frequência em equipes como esta. Com acesso à Spore e Clear Smog, o Amoonguss consegue ganhar tempo para seu time conseguir contornar ameaças como Azumarill e Breloom.

Ferrothorn

Não muito visto em times de Sandstorm pelo fato de não agregar muito no quesito defensivo da equipe, por compartilhar fraquezas com outros membros do time como Tyranitar e Excadrill. Ajuda seu time acumulando Spikes ou paralisando os adversários e com isso, facilita o trabalho dos companheiros caso a presença de Tyranitar ou Hippowdon esteja comprometida.


Ground-type Counter

O Excadrill encontra muitas dificuldades contra Hippowdon, Skarmory, Rotom-W Landorus-Therian, Tank Chomp e até mesmo, Ferrothorn. Por isto é super importante termos um Pokémon capaz de derrubá-los o mais cedo possível, garantindo assim que nossa topeira consiga cumprir seu papel com eficácia.

Charizard (Mega Y)

Ué Bass, se o time é de Sandstorm, porque utilizar um Pokémon que, ao mega evoluir, troca a condição para Sunny Day? Simples. Quais dos Pokémon listados a pouco conseguem aguentar mais do que 2 hits dele? Isso sem contar o fator entry hazard nesta equação. Outro ponto importante é a capacidade de acertar Pokémon do tipo WATER com Solarbeam, fazendo com que o já citado Azumarill, tenha a vida mais complicada.

Kyurem-B

Virtualmente, não possui nenhuma entrada segura no metagame atual, forçando uma troca praticamente toda vez que entra em campo. Com acesso à Ice Beam e Fusion Bolt formamos uma combinação equivalente à “BoltBeam”, composta por Thunderbolt e Ice Beam. Como se isso não fosse suficiente, Fusion Bolt é um golpe físico e com isso, as variantes Assault Vest do Azumarill não aguentam este dano. Ainda temos Earth Power, Iron Head e qualquer outro tipo via Hidden Power, tranformando-o em um poderoso wallbreaker.

Breloom

À favor ou contra, o Breloom é uma grande adição à equipes como esta, pelo simples fato de ser capaz de derrotar Ferrothron, Rotom-W e o Excarill do oponente. Com acesso à Spore, Rock Tomb e Mach Punch, ele possui todas as ferramentas necessárias para enfraquecer ou derrubar certas ameaças da equipe.


CharY/Keldeo/Manaphy Check

Revisemos a estrutura da equipe até o momento: com certeza estaremos suscetíveis à Mega Charizard Y ou Keldeo ou Manaphy, é um fato. Para minimizar estas fraquezas, listaremos as opções para esta posição.

Latios/Latias

Caso decida usar Swords Dance ao invés de Rapid Spin no Excadrill, a equipe estará severamente comprometida ao acúmulo de entry hazards e é aí que os Lati twins aparecem. Ambos conseguem checar Keldeo e CharY com certa facilidade e ao mesmo tempo, limpam o campo através de Defog. Latios garante a presença ofensiva no time, disparando um poderoso Draco Meteor enquanto a Latias garante que algum membro do time tenha uma segunda chance via Healing Wish, além de atualmente ser o check/entrada mais sólido para Volcanion e Manaphy.


Filler

Nesta posição pode ser utilizado literalmente qualquer Pokémon que não comprometa a composição previamente escolhida. A seguir, iremos demonstrar algumas opções para acrescentar a cobertura do time.

Tornadus-Therian

Presente em diversos times por sua versatilidade, em equipes como esta normalmente serve como um check extra para CharY, Keldeo e Mega Gardevoir caso seja a variação de Assault Vest. Excelente pivot, consegue se reposicionar com U-Turn e com isso, pode trazer à campo Hippowdon ou Tyranitar, ativando a Sandstorm novamente caso necessário.

Mega Manectric

Em conjunto do Tornadus-Therian, forma o combo “Voltrun”, posicionando sempre a melhor opção contra seu oponente e serve como check para bulky waters em geral, Suicune e Slowbro, dois dos Pokémon mais problemáticos para o Excadrill derrubar no meta atual.

Tyranitar

Caso esteja utilizando a combinação Charizard Y + Keldeo + Excadrill, Latios ou Latias são um problema muito grande. Para amenizar este fator, consideramos a presença do Tyranitar em seu moveset de Choice Scarf + Pursuit e com isso, abrir caminho para seus companheiros.


É isso pessoal! Terminamos todas as condições climáticas! Temos agora uma pequena noção de como elas funcionam, suas vantagens e desvantagens. Qual é a condição favorita de vocês? Não se esqueçam de treinar com todas e vire o mestre dos climas! Até a próxima!

Gostaria de se tornar um redator da LOP-SP e escrever sobre Pokémon? Cadastre-se neste formulário!


Sobre VictorBass

“Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido.”

Deixe uma resposta