Nas entrelinhas – Volcanion em OverUsed


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

O que é o que é: Não é fogo e nem água e sim dos dois ao mesmo tempo? Platéia, não vale soprar a resposta! Hoje veremos um pouco sobre o mais novo Pokémon lançado; seu nome é Volcanion e vocês podem conferir mais sobre ele a seguir. Boa leitura a todos!


O Volcanion / é o Pokémon de número #721 e até o momento, é o último na lista da National Dex. Seu nome tem como base mais próxima, a junção entre as palavras “Volcano” e “Lion”, por ser inspirado no Leão Chinês. Um fato curioso: mesmo sendo do tipo , ele não é capaz de aprender o HM.03 – Surf.

Muito forte no ataque, possuindo bases ofensivas muito boas (110/130) e tem à sua disposição um golpe exclusivo, chamado Steam Eruption, que é uma versão mais forte de Scald porém com uma leve chance de erro. Ainda tem como opções Overheat, Fire Blast, Flare Blitz, Stone Edge, Brick Break, Earthquake e Earth Power, tornando-o um excelente “wallbreaker”.

Mesmo sendo caracterizado como um Pokémon ofensivo e virtualmente sem um “Safe Switch”, também consegue aguentar certos golpes em virtude de suas bases defensivas serem acima da média (80/120/90). Com isso, mesmo que o golpe seja super efetivo não é garantia de derrubá-lo e por ter uma forma de recuperação de HP com Water Absorb, torna-se ainda mais difícil dependendo da cobertura de dano do seu time.


Volcanion e a tier Overused

Atualmente, o Volcanion trouxe de volta para o competitivo um sentimento parecido quando o Ferrothorn surgiu: Quem ganha dele e quem perde para ele. Se pararmos para analisar, muitos Pokémon podem cair ou subir seu percentual de uso devido à sua forte presença e poder de “centralização”.

Um dos exemplos de ascenção é o Quagsire(/), que estava presente até o momento na tier Neverused. Assim como o Volcanion, ele também possui Water Absorb, ou seja, se torna imune a um dos STABS e possui resistência do outro. Por ter seu pico de uso acima dos 4%, pulou direto para Overused.

Outro exemplo é o Azumarill. Continua sendo perigoso por ter uma combinação de tipos que favorece muito no metagame atual. Contudo, se compararmos os tipos deles, veremos que o Volcanion claramente está em vantagem. Sua habilidade lhe garante imunidade a golpes do tipo , que é sem dúvidas o melhor tipo do jogo e ainda recupera 25% de seu HP máximo caso o golpe o acerte. Seu segundo tipo () possui resistência ao tipo . Em outras palavras, o Azumarill não faz absolutamente NADA nele e como já dizia o Capitão Nascimento: “É parceiro, nada é tão ruim que não possa piorar”, o Volcanion é capaz de aprender o golpe Sludge Bomb


Volcanion + 5

Como já vimos anteriormente, o Volcanion é detentor de um poder muito alto, quase centralizador. Seus dois tipos lhe garantem automaticamente uma sinergia perfeita com Pokémon do tipo ,  e , formando combinações como:

Volcanion+ Landorus-Therian+ Clefable/Mega Gardevoir;

Quais são as fraquezas do Landorus-Therian?

Resposta: e – Volcanion possui imunidade ao primeiro e resistência x4 ao segundo.


Quais são as fraquezas da Clefable/Gardevoir?

Resposta: e (neste caso estou desconsiderando a fraqueza de da Gardevoir) – Volcanion possui resistência à e resistência x4 à . Landorus-Therian tem resistência à por ser do tipo .


Quais são as fraquezas do Volcanion? ,  e (neste caso estou desconsiderando a fraqueza de )

Resposta: O Landorus-Therian tem imunidade à  porque é do tipo  e é imune à por ser do tipo . A Clefable entra nesta equação por ter seus principais checks e counters (Scizor, Magnezone, Ferrothorn, Bisharp e etc) constantemente ameaçados, além de ser capaz de derrubar Pokémon do tipo  que possuem resistência tanto de  como de .


Volcanion + Qualquer Pokémon do tipo ;
Uma das combinações mais fáceis de se utilizar ao montarmos uma equipe, o famoso ++ fica em evidência com a sua chegada por reunir dois dos três tipos presentes, faltando apenas o tipo . Com isso, Pokémon como Mega-Venusaur, Amoongusse Tangrowthsão excelentes companheiros de equipe e inclusive, possuem resistência a dois tipos que acabam com o Volcanion ( e ), enquanto ele os ajuda ao ter resistência à três tipos que ameaçam os Pokémon deste tipo (,  e ). Se juntarmos todas as peças, temos uma cobertura praticamente perfeita, seja no ataque ou na defesa e sempre devem ser considerados ao montar uma equipe que utiliza esta combinação.


Os dois lados da moeda

Como nem tudo na vida é perfeito, ele sim, tem falhas e que podem ser usadas contra ele com certa facilidade. Sua base de Speed é 70, ou seja, é facilmente ultrapassado por outros Pokémon da tier como Kyurem-B, Zapdos, Rotom-We Latios. Por mais que a base 90 de Sp.Def seja boa, não lhe garante a sobrevivência contra golpes super-efetivos de Raikou e Thundurus, que miram neste stat mais baixo. O tipo na defesa é muito explorado, lhe rendendo fraquezas enormes , como por exemplo Stealth Rock, ou seja, caso esteja ativo ele perderá 25% de seu HP máximo toda vez que entrar em campo, se houver Spikes ou Toxic Spikes também será severamente prejudicado e somando isso à fraqueza para o tipo , logo Earthquake, temos a combinação perfeita para derrubá-lo.

Assim como todo Pokémon que possui dois tipos, em muitos casos eles carregam um golpe de cada tipo, tornando-o previsível, até por conta de seu movepool ter muitas opções porém similares. Na maioria das vezes, seu movepool será Steam Eruption, Fire Blast/Overheat, Earth Power e Sludge Bomb, “facilitando” na hora prever os movimentos de seu oponente, que em 80% das vezes, ou utilizará um golpe do tipo  ou .


Considerações Finais

Sem dúvidas, o Volcanion veio para a tier Overused com a intenção de mudar “um pouco” o metagame e possui todas as ferramentas necessárias para isso. Após a sua chegada, muitos Pokémon podem aparecer para tentar pará-lo ou ajudar a destruir tudo. Muito bom tanto no ataque quanto na defesa, forma boas combinações com diversos Pokémon, assim sendo uma peça a ser considerada em qualquer time.

Ficou com vontade de usar o Volcanion mais ainda não tem ele? Não tem problema, neste sábado teremos dois ginásios lá na Terra Magic e iremos distribuí-lo para quem pedir, sem a necessidade de competir nos torneios. Inclusive, ele já pode ser usado nas disputas dos próprios ginásios do dia!

É isso gente! Espero que tenham gostado de ler sobre o Volcanion e aprendido um pouco mais sobre ele com este artigo.

See ya!

Gostaria de se tornar um redator da LOP-SP e escrever sobre Pokémon? Cadastre-se neste formulário!


Sobre VictorBass

“Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido.”

Deixe uma resposta