VGC 2016


O VGC é o conjunto de regras oficiais da Nintendo. A LOP-SP se usa dessas regras regularmente em seus torneios. Esta página descreve a versão dessas regras usada em 2016.

Existe um grupo de VGC no Facebook voltado para os jogadores brasileiros. Podem acessá-lo clicando aqui.

Baixem a ficha de inscrição aqui!

Regras padrão

  • Todos os jogadores deverão usar as versões Pokémon Omega Ruby ou Pokémon Alpha Sapphire.
  • Todas as batalhas serão Double Battle com Normal Rules.
  • Haverá tempo limite por partida. Serão 45 minutos por rodada, que será composta por até três partidas no formato melhor de três: quem ganhar duas batalhas é o vencedor.
  • Não se podem usar dois Pokémon iguais (Species Clause).
  • Regra do pentágono: Todos os Pokémon usados devem possuir o pentágono azul em seus stats indicando que foi capturado ou recebido como presente nas versões X, Y, Omega Ruby ou Alpha Sapphire.
  • Um Pokémon não pode possuir um apelido considerado ofensivo (pelos juízes ou outros jogadores) nem parecido com o nome de outra espécie de Pokémon. Por exemplo, você não pode usar um Raichu chamado Pikachu, P1k4chu, nem nada do tipo. Será necessário trocar o apelido do Pokémon, se possível, ou tirá-lo do time e jogar com apenas 5 Pokémon.
  • Cada jogador leva 6 pokémon e escolhe 4 deles durante o Team Preview.
  • Todos os pokémon acima do lv50 terão seus níveis baixados temporariamente para lv50. Pokémon abaixo desse nível continuarão com seus níveis originais.
  • Species Clause: Não pode haver dois pokémon com o mesmo número na Pokédex.
  • Item Clause: Não se pode equipar dois itens iguais.
  • O item Soul Dew é banido.
  • Os seguintes Pokémon estão banidos, em todas as suas formas:
    • Mew
    • Celebi
    • Jirachi
    • Deoxys
    • Phione
    • Manaphy
    • Darkrai
    • Shaymin
    • Arceus
    • Victini
    • Keldeo
    • Meloetta
    • Genesect
    • Diancie
    • Hoopa
  • Os times podem ter no máximo dois dentre os seguintes Pokémon:
    • Mewtwo
    • Lugia
    • Ho-Oh
    • Kyogre
    • Groudon
    • Rayquaza
    • Dialga
    • Palkia
    • Giratina
    • Reshiram
    • Zekrom
    • Kyurem
    • Xerneas
    • Yveltal
    • Zygarde
  • O uso de dispositivos externos para modificar ou criar itens ou Pokémon no jogo de um jogador é proibido. Quem for pego com pokémon alterados será desclassificado imediatamente, independente deles terem sido obtidos através de trocas.

O site oficial de Pokémon tem uma página contando um pouco sobre os stats e os principais golpes de cada um dos lendários que podem ser usados no VGC 2016. Dê uma olhada no 2016 Pokémon Video Game Championship Series Preview.

Video Game Championship Series logo

Suíço com top

Todos os torneios VGC, sejam eles apenas sancionados, Premier Challenges, ou outras modalidades, seguirão o mesmo formato em duas partes: a primeira consiste de um suíço com várias rodadas, a segunda, de um torneio por eliminação simples com os melhores colocados no suíço.

Um torneio suíço funciona por rodadas, da seguinte maneira: na primeira, as partidas são aleatórias; na segunda, os vencedores da rodada anterior jogam entre si e os perdedores fazem o mesmo; e assim por diante, tentando manter as batalhas “pareadas” entre pessoas com números de vitórias/derrotas semelhantes. Isso ocorre até que consigamos separar os 4 ou 8 jogadores melhor colocados para fazermos o top. A Wikipedia tem um artigo sobre o assunto: Sistema suíço.

Quantas batalhas por partida?

A primeira parte dos torneios VGC, o suíço, vai ser realizada como “melhor de um” (best of one, ou bo1), cada partida terá somente uma batalha com tempo limite de 20 minutos. Na segunda parte, o top cut, as partidas serão feitas no melhor de três (best of three, ou bo3), onde o vencedor será aquele que ganhar 2 das 3 batalhas.

Caso tenhamos torneios com mais de um dia de duração, como os Midseason Showdowns, as partidas do suíço também poderão ser melhor de três. Não podemos confirmar que teremos um torneio desse tipo, mas avisaremos com antecedência caso ocorra.

Resolução de batalhas

  • Se o último pokémon de um jogador usar  Selfdestruct, Explosion, Destiny Bond, ou Final Gambit e ambos os pokémon desmaiarem, aquele que usou o golpe perde a batalha.
  • Se o último pokémon de um jogador usar  Double‐Edge, Volt Tackle, Flare Blitz, Take Down, Submission, Brave Bird, Wood Hammer, Head Smash, Struggle, Head Charge, ou Wild Charge, ou estava segurando o item Life Orb, e ambos os pokémon desmaiarem, aquele que usou o golpe vence a batalha.
  • Se os últimos pokémon de cada jogador desmaiarem graças aos efeitos de clima, como Hail ou Sandstorm, o jogador cujo pokémon desmaiar por último vence o jogo. Isso inclui o efeito de Perish Song.
  • Se a ability de um pokémon (como Rough Skin, Aftermath, Liquid Ooze, ou Iron Barbs) ou item (como Rocky Helmet) resultar em ambos os pokémon desmaiarem, o jogador com a ability ou com o item vence a batalha.

Critérios de desempate

Todas as batalhas terão tempo limite de 15 a 20 minutos. Caso o tempo de batalha acabe antes de o último pokémon de um jogador desmaiar, o vencedor é determinado de acordo com os seguintes critérios, em ordem crescente:

  1. O jogador que tiver mais pokémon sobrando vence;
  2. O jogador que tiver a maior porcentagem média de HP vence;
  3. O jogador que possuir a maior quantidade total de HP vence.

Como o único tipo de torneio que existe no Brasil por enquanto é o Premier Challenge, onde não podemos travar a Battle Box e reforçar o limite de tempo por batalha automaticamente, os responsáveis por isso serão os organizadores da LOP-SP presentes no local.

Regras adicionais

Anotações

Você pode levar uma folha de papel branco para fazer anotações durante as batalhas. Entretanto, se houver a confirmação de que um jogador recebeu as anotações de outro para se beneficiar em batalhas, este será removido do torneio. Você não pode usar um caderno durante as batalhas. Cada partida precisa que você use uma folha em branco nova.

Headphones

Você pode usar fones de ouvido enquanto joga desde que o modelo do fone use cabos e esteja conectado no seu 3DS. O cabo precisa ficar visível o tempo todo.

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